sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Memórias das Minas dos Carris


Hoje estive a rever os arquivos das fotografias de época das Minas dos Carris. Se em algumas deles tenho dúvidas sobre se na realidade pertencem ao acervo fotográfico relacionado com este complexo mineiro, outras acabaram por opção por ficar de fora do livro 'Minas dos Carris - Histórias Mineiras na Serra do Gerês'.

Assim, apresento-vos aqui quatro «novas» fotografias que nos ajudam a completar um pouco mais o puzzle sobre este complexo mineiro. Facilmente se reconhece o local onde a fotografia em cima foi obtida: o Vale do Alto Homem! A imagem terá sido obtida de manhã devido à posição das sombras dos quatro homens que estão na fotografia. E que homens são estes? À esquerda está Armando Espada que colaborou na criação do complexo mineiro e possuía alguns currais na serra, entre os quais o Curral das Abrótegas (ou Curral do Armando Espada). O segundo homem a contar da direita é José Rodrigues de Sousa, um dos sócios fundadores da Sociedade das Minas do Gerês, Lda. Tendo já trabalhado na Sociedade Mineira dos Castelos, Lda., José Rodrigues de Sousa foi um dos principais impulsionadores do desenvolvimento do complexo mineiro nos anos 50 do século XX. Não conseguindo identificar o segundo homem a contar da esquerda, o primeiro homem a contar da direita provavelmente será Francisco França, um outro sócio fundador da Sociedade das Minas do Gerês, Lda.


Não tenho a certeza se esta fotografia pertencerá ao acervo fotográfico das Minas dos Carris. Sem dúvida que na fotografia está José Rodrigues de Sousa e todo o entorno nos faz transportar para o ambiente bucólico da Serra do Gerês. Poderíamos imaginar qualquer lugar na serra, mas o muro e a construção atrás do cavalo remete-me algures para as Caldas do Gerês, possivelmente para a zona do Vidoeiro!


Situação semelhante acontece com esta fotografia que poderá não pertencer ao acervo fotográfico das Minas dos Carris. No entanto, a fotografia foi-me entregue entre dezenas de fotografias relacionadas com as Minas dos Carris. 


Finalizo com esta interessante fotografia. Tal como as anteriores, esta fotografia está no conjunto de imagens relacionadas com as Minas dos Carris. A sua localização imediata é quase impossível pois a paisagem não nos fornece pistas para a sua localização. Mas, será que não? A imagem foi obtida na zona dos Carris e junto a uma linha de água. Pela proximidade e características do enquadramento, parece mostrar uma leve depressão. Nos nossos dias será difícil localizar a zona da fotografia, mas imaginemos a Represa dos carris sem água... a imagem pode ser a área oposta à parede da represa na zona onde estão localizadas as nascentes de água que dão origem àquela pequena albufeira.

Fotografias © José Rodrigues de Sousa / Rui C. Barbosa

Sem comentários: