domingo, 28 de setembro de 2014

Encontro de caminheiros em Pitões das Júnias


O desafio havia sido lançado há já algumas semanas pelos Caminheiros de Montanha. Este seria um encontro para compartilhar vivências e conhecer outras experiências. Chegado a Pitões das Júnias encontrei caras conhecidas de outras caminhadas pela serra e outras conhecidas nos mundos virtuais.

Com o grupo concentrado junto à antiga escola primária, iniciamos a caminhada em direcção à Fonte Fria sem este ser o nosso destino final. A meteorologia previa mau tempo para a tarde e as nuvens que no horizonte se perfilavam ainda chegaram a deixar cair algumas pingas à chegada perto do Curral de Brazalite (ou Bruzelite). Lambendo a face da Fraga de Brazalite, enveredando por entre matos e pequenos carvalhais, passamos ao lado do Curral da Roca Sendeia e da Roca Sendeia, altura em que avistamos o nosso primeiro grupo de cabras selvagens à distância.


O nosso guia, o Sr. António pastor de muitas décadas pela serra de Pitões, levou-nos então até à Fonte Fria, a nascente que dá o nome ao colosso granítico característico daquela paisagem. O nosso percurso levou-nos até à raia galega junto do marco de fronteira n.º 198 e daqui viramos a Nascente em direcção ao Alto das Gralheiras e depois até às Gralheiras onde chegou a hora do repasto. Com uma soberba paisagem que abarcava a albufeira das Conchas e das Salas, o lugar é mágico e inspirador, escondendo peculiares recantos envoltos pelo caos granítico das alturas de Pitões. Aqui e ali surgem mariolas que apontam para direcções «desconhecidas» e tentadoras.

Deixando as Gralheiras para trás, avistamos o nosso segundo grupo de cabras selvagens antes de iniciar a descida vertiginosa através de carreiros esquecidos e escondidos pelo tempo. Por esta altura já a chuva fria nos havia banhado a pele e apressado o passo, pois ao longe a borrasca fazia-se anunciar com o ribombar dos trovões que se mostravam no céu cinzento.

Um agradecimento ao Francisco Martins pelos momentos bem passados e pelo licor de mel que nos aqueceu a alma por entre os tronos dos deuses.

Algumas imagens do dia...












































Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: