segunda-feira, 21 de julho de 2014

Trilhos seculares - Mourinho revisitado


A tarde estava quente e puxava ao suor enquanto ao Sol. A sombra trazia o conforto do ar fresco e possivelmente lá nas alturas o vento poderia também ajudar à relativa falta de água que as últimas chuvas colmataram por alguns dias.

Decidi passar pelos terrenos do Mourinho... percurso já conhecido, decidi fazê-lo em sentido contrário pois de todas as outras vezes foi sempre seguindo os ponteiros do relógio. Hoje foi diferente...boa!

Este percurso é fácil e percorre o lado poente do Vale de Leonte. Deixa-se a Portela de Leonte seguindo pela estrada na direcção da Portela do Homem. Pouco depois de passar a Água da Adega, vai-se tomar um carreiro que surge disfarçado junto da estrada e que desce para o ribeiro. Atravessando-o, o caminho vai subindo de forma sistemática pela encosta do vale. Aqui e ali as pernas têm de se alongar um pouco mais para superar um desnível mais inclinado, mas nada de muito complicado.

Pelo caminho atravessam-se vários pontos de água, sendo pelo menos dois deles quase permanentes todo o ano (mas há que ter cautela em Verões mais secos). A subida vai terminar no Curral de Varziela. Há muito abandonado, este curral foi tomado por um carvalhal espontâneo, mas ainda são visíveis os restos do forno que servia de abrigo ao pastor. Este é um bom lugar de descanso e daqui temos duas opções. O carreiro que segue a Norte leva-nos para a Mata de Albergaria passando pelo Alto de Varziela e descendo pela Costa de Varziela. O carreiro a Sul leva-nos para o Curral de Mourinho, Prado Marelo e Pé de Cabril.

Seguindo em direcção a Sul, o carreiro vai subir um pouco mais até atingir um alto granítico que nos coloca sobre a Corga do Mourinho. Passando o topo desta corga vamos encontrar mais adiante o Curral do Mourinho e a Poente uma derivação do carreiro leva-nos ao Prado Marelo. Daqui, o carreiro vai encontrar mais adiante um outro que vem do Curral do Mourinho e que depois nos leva para a Portela do Confurco, descendo depois para a Portela de Leonte.

Algumas imagens do dia...












































Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: