sexta-feira, 11 de julho de 2014

Trilhos seculares - De Leonte à Touça, a ida e a volta

Relato fotográfico de uma ida ao Curral da Touça partindo desde a Portela de Leonte. O percurso seguido utilizou os velhos trilhos de pastoreio passando pelo Vidoal em direcção à Preza. Daqui, subi directo à Chã da Fonte e depois Lomba de Pau até chegar às duas grandes mariolas antes da descida para o Conho. Junto destas mariolas, parte um trilho à direita que nos leva à Rocalva. Pouco utilizada, esta ligação torna-se complicada e obriga a uma busca por mariolas que estão escondidas pela vegetação mais ou menos a meio da ligação. No entanto, tendo-se a noção da localização do maciço granítico facilmente se encontra o caminho (a determinada altura há a opção de «voltar para trás» e seguir para o Conho.

Depois de passar pela Rocalva segui para o Curral de Videirinho, já no Trilho da Vezeira de Fafião, até chegar ao Estreito. Nesta fase, e com o Curral da Touça já à vista no fundo do Vale do Rio Laço, enveredei pela magnífica descida do vale ao lado do Iteiro d'Ovos. Todo o cuidado é pouco na fase inicial da descida mas rapidamente se chega a uma parte na qual o trilho está mais consistente e a descida torna-se mais fácil, se bem que se deve sempre manter os sentidos em alerta.


Já no vale, passei o Curral do Laço e em poucos minutos estava à sombra dos carvalhos do Curral da Touça tendo por vista a magnífica Porta Ruivas... tempo para o descanso!

Deixando o curral e seguindo de novo o Trilho da Vezeira de Fafião, entra-se de forma cada vez mais profunda no Vale do Rio da Touça tendo como objectivo passar as Sombrosas e chegando ao Curral de Fichinhas. O percurso pelo Vale do Rio da Touça tem trechos que podem ser complicados de percorrer e toda a atenção é pouca na segurança e na determinação do trajecto. De qualquer das formas, as paragens para apreciar a magnífica paisagem e recuperar o fôlego podem ser aproveitadas para estudar os próximos metros do percurso.
A entrada nas Sombrosas implica inclinar a cabeça para olhar para o topo do maciço granítico que se ergue na margem oposta do rio. Porta Ruivas surge sempre imponente, parecendo uma muralha quase intransponível. Fica a promessa de uma visita este Verão!

A chegada a Fichinhas é saudada com a presença da vezeira de Fafião no curral. O calor parece indiferente aos animais que pastam no curral e certamente acham estranha a aproximação desta figura! A paragem não é longa, o suficiente para beber água e preparar a subida que me levaria ao Conho. Com as recentes chuvas, a vegetação vai crescendo rapidamente e mais uma vez convém ter atenção ao percurso das mariolas. Neste troço não há muitas dúvidas, se bem que o próprio traçado do Trilho da Vezeira de Fafião possa parecer imperceptível em alguns pontos. No topo do vale este trilho segue à esquerda, mas o meu percurso levar-me-ia para a direita e em pouco tempo estava à sombra e a sentir a brisa fresca no sossego do Curral do Conho!




O regresso à Portela de Leonte foi feito pelo usual caminho que me levou através da Lomba de Pau, Chã da Fonte, Preza e Vidoal.

Algumas imagens do dia...



































































Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: