quarta-feira, 2 de julho de 2014

As galerias das Minas dos Carris (I)


Por várias vezes explorei as galerias das Minas dos Carris, pelo menos aquelas que permitiam um acesso em segurança relativa.

A primeira vez que entrei nessas galerias foi no já longínquo mês de Setembro de 1989, curiosamente quando visitei pela primeira vez o complexo mineiro. A partir desse dia ficou a curiosidade de saber e compreender cada vez mais aquele local. Muitos foram os anos mergulhados nessa curiosidade que acabaram por culminar no livro 'Minas dos Carris - Histórias Mineiras na Serra do Gerês'.

Porém, esta não é uma história contada na sua totalidade!

O acesso às galerias das Minas dos Carris é nos nossos dias um acto de coragem e talvez de profunda... estupidez, principalmente devido ao perigoso estado no qual se encontra o acesso à galeria principal. Anos e anos de abandono levaram a que os elementos levassem a melhor na luta por encerrar aquelas minas. Hoje, o equilíbrio periclitante das rochas deve fazer pensar duas vezes o mais dos corajosos.

Para a memória ficam os longos minutos passados naquela escuridão relativa e o movimento dos feixes de luz por entre os bafos que se expandiam na humidade da mina. Ficam também as colecções de fotografias que mostram o interior daquelas galerias em tempos cheias de vida e actividade, hoje quase silenciosas e escuras... habitadas de memórias e sonhos...

Estas fotografias foram obtidas a 6 de Abril de 2007.

























Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: