domingo, 19 de janeiro de 2014

206... Mundos de neve e gelo


Minas dos Carris, 18 de Janeiro de 2014

A minha primeira visita às Minas dos Carris em 2014 foi brindada com uma subida difícil por entre a neve a partir dos 1100 metros. A dificuldade de caminhar nestas circunstâncias residiu na necessidade de ir abrindo caminho à medida que a progressão ia sendo feita.

Neste tipo de caminhada é necessário acima de tudo, fazer-se uma gestão do risco à medida que se vai dando cada passo. Por muitas vezes que percorra os trilhos de montanha e por bem que conheça as paisagens geresianas, estas alteram-se a cada momento e mesmo num caminho que não nos proporciona muitas alternativas, é necessário saber quando surge a altura de voltar para trás.

Já havia percorrido este caminho em situações semelhantes e mesmo mais complicadas onde a caminhada de 2h30 se transformou num verdadeiro calvário de sete horas de ascensão. Neste dia não foi o caso e o percurso foi finalizado com algum esforço e a recompensa de ter uma paisagem virgem só para mim.

Ao contrário do que seria de esperar não encontrei muita gente durante o dia, mas foi com agrado que a certa altura encontrei rostos conhecidos na paixão pela montanha e pela Serra do Gerês.

Ficam, sem mais palavras, algumas fotografias do dia tendo em conta que cada uma delas vale mil palavras...


















































































































Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: