domingo, 28 de julho de 2013

A chuva não dilui a nossa luta!


Um fim-de-semana cheio de fortes emoções com a minha visita n.º 200 às Minas dos Carris. Porém, não é deste assunto que vos quero «falar» nesta altura, mas sim sobre o protesto de ocorreu na Portela de Leonte contra as taxas ilegais do ICNF.

Sendo o mais honesto possível nesta escrito, digo-vos que não esperava uma adesão grande a este evento. Isto por várias razões que nesta altura não interessa debater e porque cada um sabe daquilo que mais lhe interessa e sabe qual o seu papel na defesa dos seus direitos e na expressão dos seus deveres como cidadãos e cidadãs que se interessam por tudo aquilo que os rodeia. No silêncio do limbo que antecede os sonhos que cada um possa reflectir sobre as suas decisões.

Se a minha expectativa em relação ao evento em termos de massa humana não era grande, ainda mais pequena ficou com as previsões meteorológicas que se anteviam para esta manhã. De facto, o mau tempo, a chuva, o vento e o frio, terão feito com que alguns decidissem não participar, mas aqueles poucos que venceram esses «medos» foram muitos e acima de tudo grandes na defesa de um direito que é de todos.

Num pequeno grupo debateram-se algumas ideias, transmitiram-se intenções e explicaram-se as razões desta causa. Como há muito se referiu, a luta faz-se para que a nossa liberdade de podermos visitar as nossas áreas protegidas não seja limitada pelo poder económico de cada um. A Natureza é para todos aqueles que a saibam respeitar e não pode ser condicionada por interesses económicos tendo por base uma avaliação de uma gestão de uma área protegida.

Por entre a chuva e o vento num cenário de nevoeiro que turva a visão de muitos, lançamos as raízes para que a luta se prolongue até ao dia em que o governo altere a regulamentação que serve de base a uma leitura abusiva e ilegal por parte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Enquanto que isso não acontecer estaremos a lutar para que a nossa liberdade de caminhar com responsabilidade nas nossas áreas protegidas não nos seja sonegada.

A marcha que estava prevista entre a Portela de Leonte e a Portela do Homem foi cancelada devido à chuva intensa que caia e no final em assembleia popular decidiu-se prolongar a luta contra as taxas!

O protesto decorreu sem incidentes apesar da lamentável actuação por parte dos funcionários que estavam destacados para a cobrança das taxas de acesso à Mata de Albergaria. Quando estes chegaram ao local, fizeram a questão de estacionar a viatura na qual se faziam deslocar mesmo junto do grupo que se reunia abrigado no velho cedro junto à casa florestal de Leonte. Também de referir a presença de uma viatura do Parque Nacional da Peneda-Gerês que transportava três vigilantes da natureza certamente destacados para observar e vigiar a acção que decorria. Cada um que interprete estas actuações como quiser...

Em nome pessoal e em nome de todos aqueles que se dedicam a esta causa, resta-me agradecer a presença daqueles que não se assustaram com o mau tempo e que quiseram demonstrar a indignação por toda esta situação.

Os protestos contra as taxas vão continuar e não é a chuva que irá diluir a nossa luta!

Fotografia: © JM Gil

Sem comentários: