terça-feira, 19 de março de 2013

Trilhos Seculares - Em busca do Laspedo

Continua a minha odisseia para tentar encontrar o Laspedo e hoje segui as indicações que me deram nas Caldas do Gerês para lá chegar. Como as cartas topográficas são muito escassas nos orónimos naquela zona, só posso supor que consegui lá passar...

O objectivo era encontrar um trilho logo após o Curral da Lomba do Vidoeiro na direcção dos Portelos de Teixeira, mas antes de chegar ao Ribeiro da Lomba (do Vidoeiro) rumar em direcção ao Poço Verde e ao Junco; o Laspedo seria naquela zona.

Efectivamente, existem dois ou três carreiros distintos que nos levam em direcção ao Junco. Este é o ponto mais alto antes da montanha se afundar na imensa corga que forma a Figueira antes da chegada a Secelo. Antes da chegada ao Junco, existe uma série de pontos mais elevados localizados acima da Quelha Verde que suponho ser a zona à qual se chama Laspedo. Por outro lado, já me referiram que o Junco é o Laspedo, o que por si só vem confundir um pouco as designações daquelas zonas.

Numa próxima oportunidade irei tentar percorrer o mesmo trajecto que um grupo de jornalistas seguiu em Junho de 1935 e no qual referem observar o Laspedo a partir da Albergaria e após descer o Peito de Escada, fazendo uma descrição completamente diferente da que é feita hoje em dia em relação à sua localização.
Fotografias: © Rui C. Barbosa

1 comentário:

joca disse...

Quando fores fazer essa caminhada avisa-me que gostava de ir junto.