domingo, 17 de março de 2013

O património perdido da Peneda-Gerês (LVI)

A 6 de Abril de 2010 escrevi neste blogue sobre o início da degradação da Casa de Murça localizada a poucas centenas de metros de Adrão. Então dizia, "a Casa de Murça encontra-se na fase inicial de degradação com a sua porta principal sem uma fechadura que garanta a segurança interior do edifício. A porta principal é facilmente aberta permitindo acesso à cozinha e à sala de estar, e depois às restantes divisões da casa. As casas de banho parecem em relativo bom estado e dois dos quartos ainda contêm algum mobiliário, nomeadamente duas camas e um guarda-fatos. As infiltrações pelo tecto são bem visíveis na cozinha e o facto de alguns dos portados estarem abertos permite a entrada de humidade e chuva para algumas das divisões."

Infelizmente, o estado em que encontrei a Casa de Murça só me leva mais uma vez a lamentar a gestão criminosa que foi feita deste património por parte do Estado. A casa foi totalmente vandalizada com os móveis retirados do seu interior, louças destruídas e tem servido de casa de banho de muitos palermas. Mais uma vez pergunto, "a questão que se coloca nesta altura é a de quem é a responsabilidade por este estado de coisas? Como é que edifícios em condições de habitabilidade até há pouco mais de dois anos chegam a este estado? Onde estão as autoridades no terreno e que tipo de vigilância e de conservação tem sido feita para se salvaguardar este património? Porque é que o PNPG e a ADERE Peneda-Gerês deixaram que as casas abrigo chegassem a este estado e qual o objectivo deste abandono?"

Se muitas vezes alguns elementos do Parque Nacional da Peneda-Gerês espiam os blogues e o facebook de muitos daqueles que percorrem o PNPG com o intuito de os «caçar», porque não utilizam também os mesmos meios para detectarem problemas com os quais deveriam estar realmente preocupados? Tenham vergonha e façam um trabalho que verdadeiramente dignifique a vossa posição!!!







Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: