segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

De carro até aos Carris

Para muitos será difícil acreditar que o caminho que hoje nos leva até às Minas dos Carris foi em tempos uma estrada de montanha transitável para veículos ligeiros. Tal foi verdade até meados dos anos 80, altura em que começou a degradação da estrada transformando-se no verdadeiro inferno que é hoje.

A estrada segue o traçado do antigo carreiro de montanha que ligava a Mata de Albergaria e a Água da Pala. Aqui, o caminho atravessava para o outro lado do Rio Homem, evitando assim os abismos à passagem do Modorno, e voltando a atravessar o Rio Homem já perto do Teixo. Por seu lado, a estrada seguia a margem esquerda do Rio Homem a partir da Água da Pala e acompanhava o rio até às Abrótegas, seguindo daqui para os Carris ao longo da margem esquerda da Corga da Carvoeirinha.

A abertura e construção da estrada em princípios dos anos 40, envolveu milhares de homens e a tarefa não foi fácil, sendo uma verdadeira obra épica de engenharia civil. Hoje está transitável às botas mais resistentes.

Fotografia: © José Rodrigues de Sousa / Rui C. Barbosa

3 comentários:

Helder Coelho disse...

Gostei deste artigo. Espero um dia fazer essa caminhada.

Helder Coelho disse...

Belo artigo, gostei de ler. Espero um dia fazer essa caminhada.

Mag. disse...

Salta á vista a miséria dos políticos que têm chulado o povo há décadas, existem muitos outros casos idênticos, conheço alguns, em que havia travessias que podiam ser feitas pelas estradas florestais em todo o tipo de veículos, nos anos 60 do século passado,e que muito beneficiavam as populações envolventes, que hoje são impossíveis, mesmo em todo o terreno.não há dinheiro para nada senão para sustentar parasitas.