domingo, 9 de dezembro de 2012

Porta do Mezio... uma visita a €2,40

Hoje, era minha intenção visitar a 'Porta do Mezio', um equipamento que vejo em construção há já muito tempo e que pensava eu ser a hora de lá dar um salto.

De arquitectura arrojada para o entorno envolvente, a Porta do Mezio apresenta, em minha opinião, logo um grande aspecto negativo, que é o facto de se encontrar totalmente vedada. Compreensível por um lado, este isolamento perante o resto da paisagem induz uma imagem ligeiramente contrária ao local, principalmente quando se conheceu aquela zona sem qualquer barreira.

O Centro de Recepção e Informação foi o primeiro edifício de toda a Porta e apresenta o objectivo de "...cativar o visitante." Aqui, estão expostos uma série de painéis demonstrativos daquela zona do Parque Nacional e do seu interior tem-se uma visão do resto da Porta do Mezio que é composta por um Núcleo Museológico (que está encerrado!), um edifício do PNPG, uma Oficina Temática, uma Casa Abrigo e por vários espaços exteriores (Parque da Biodiversidade, Parque 'Complexo Agro-Silvo-Pastoril das Serras da Peneda e Soajo', Torre de Observação, Espaços Infantis, Zona de Merendas, Piscina e Espaços de Lazer).

Infelizmente, não concretizei a visita pois quando solicitei informações sobre a mesma, até «engoli em seco» com a resposta que obtive, pois eu penso que ter de pagar €2,40 por uma visita a algo que ainda se encontra incompleto (e mesmo que não o estivesse) é um exagero! Compreendo o investimento que a Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez posso ter feito naquele local, mas não compreendo o valor que os não residentes ou naturais daquele concelho têm de pagar para visitar aquele espaço.
Fotografia: © Rui C. Barbosa

1 comentário:

Jorge Nogueira disse...

São coisas que ninguém compreende!!!
Também já lá estive, vi as fotos que estão expostas, tomei um café na máquina que lá têm, foram os únicos cêntimos que lá deixei!!!
Vontade de lá voltar??? Nenhuma ;-)
Abraço Rui