segunda-feira, 4 de julho de 2011

O império das carraças...

No passado Domingo, dia 3 de Julho, decidi dar um curto passeio por uma zona do Parque Nacional à qual facilmente se tem acesso. É um espaço interessante situado na margem do Rio Maceira e a partir do qual se inicia uma ascensão até Carris de Maceira. Começando na Portela de Leonte, percorri o velho caminho florestal que segue paralelo à estrada nacional. Este era o caminho inicial entre a Portela de Leonte e a Mata de Albergaria, que mais tarde foi alterado a quando das obras de melhoramento nesta via feitas nos anos 40 pela Sociedade Mineira dos Castelos, Lda., permitindo assim um melhor acesso às concessões mineiras nos Carris.

Percorrendo parte da mata, o trilho levou-me novamente à estrada nacional e daqui até à Ponte de Maceira onde após visitar o que resta da velha ponte, enveredamos então pelo trilho. Em breve atingíamos o nosso objectivo, caminhando ligeiros ajudados pela «baixa» temperatura em comparação com dias anteriores.

Após permanecer alguns minutos no pequeno curral, iniciamos o caminho de volta seguindo mais ou menos o mesmo trajecto. No final da pequena jornada, almoçamos no recanto junto do monumento a Arthur Loureiro e foi aqui que descobrimos que estávamos no Império das Carraças. Estas iam aparecendo de uma forma que me deixou espantado, afinal nem estava muito calor e não esperava que tal acontecesse. Isto fez-me lembrar de uma situação ocorrida há umas semanas quando visitei o mesmo local com um grupo de turistas finlandeses. Então, a certa altura, reparei em dois «enormes» insectos que percorriam as minhas calças. Descobertos a tempo, foram eliminados com... uma tricla!

Com esta nova situação, pergunto-me de onde poderá ser o foco de tal peste? Uma casa abandonada e em ruínas ali ao lado pode ser uma boa pista... Será este um novo caso de saúde pública?

Do dia ficam algumas fotografias...

Fotografias © Sílvia Carvalho

Sem comentários: