sábado, 22 de janeiro de 2011

Voluntariado - 'A Guerra às Mimosas'

Numa colaboração com o Parque Nacional da Peneda-Gerês, será levada a cabo nos próximos dias 26 e 27 de Fevereiro a primeira actividade de voluntariado em 2011 destinada ao combate às mimosas numa das áreas afectadas pelo incêndios florestais de Agosto de 2010.

Segundo Manuel de Sousa no seu blogue, "...as mimosas têm grande capacidade de se estenderem rapidamente num solo recém ardido, não dando qualquer hipótese a que outras plantas consigam germinar porque esta consegue germinar a partir do rebentamento da raiz e porque com a passagem de um incêndio num terreno a temperatura elevada quebra o estado de dormência das sementes." É assim urgente desenvolver-se um plano rápido de combate a estas invasoras nas áreas recentemente ardidas e a colaboração de todos terá um papel importante neste combate.

Durante estes dois dias, as equipas de voluntários irão colaborar no arranque das plantas infestantes jovens na zona de Lamas, Terras de Bouro, uma das zonas afectadas pelos incêncios.

Esta acção está aberta à participação de todos que assim podem colaborar na preservação do nosso único Parque Nacional.

Os voluntários que quiserem participar nesta acção deverão enviar um email para rmcsbarbosa@gmail.com indicando a sua disponibilidade para o trabalho voluntários nos dias 26 e (ou) 27 de Fevereiro.

Fotografia © Portal de Percursos e interpretação

Sem comentários: