quinta-feira, 25 de março de 2010

O património perdido da Peneda-Gerês (XXIII)

Quantos de nós já viram a Casa Florestal da Bouça da Mó? Escondida a poucos metros da Geira Romana, esta casa tem uma configuração completamente diferente das outras casas florestais no Parque Nacional da Peneda-Gerês. A casa tem uma configuração em forma de ferradura aberta e em tempos deu abrigo aos cavalos que se encontravam nas cavalariças do Vidoeiro quando estas instalações entraram em obras. Todo o perímetro da Casa Florestal da Bouça da Mó está rodeado com uma vedação de arame.

A actual casa, que ainda será utilizada pelos serviços do Parque Nacional mas que apresenta um estado de abandono, deverá ter sido construída no mesmo lugar onde existia uma antiga casa florestal em madeira (imagem a seguir da Ilustração Portuguesa).


Situada na Serra do Gerês, e na freguesia de S. João do Campo, a Casa Florestal da Bouça da Mó encontra-se localizada a 41º 46'46N - 8º 10'08O e a uma altitude de 584 metros (GPS).








Fotografias: © Rui C. Barbosa

1 comentário:

joca disse...

Viva Rui,

Descobri uma coisa interessante sobre esta casa (ou uma anterior n mesmo local). Jorge Dias, autor do livro Vilarinho das Furnas, Aldeia Comunitária, terá ficado alojado nessa casa nos seus trabalhos de campo. É uma informação a confirmar.