terça-feira, 16 de março de 2010

O património perdido da Peneda-Gerês (XX)

Mais um exemplo de uma recuperação de um edifício que em tempos teve uma importância única em Portugal, sendo um observatório meteorológico equipado com um conjunto de instrumentos únicos no nosso país.

O antigo Observatório Meteorológico foi transformado na sede do Grupo Desportivo do Gerês, tendo no entanto perdido parte do seu aspecto original com o desaparecimento da torre de observação. A fotografia seguinte datada dos princípios do Século XX mostram o observatório no seu aspecto original rodeado de viveiros dos Serviços Florestais.
Tude de Sousa descreve da seguinte forma o Observatório Meteorológico: "Na chã da Pereira, junto do viveiro florestal, funcciona um posto meteorologico, na altitude de 493 metros, onde existem os melhores instrumentos para modestas installações d'esta natureza, como o barometro de Fortin, psychrometro e thermometros diversos de Negretti e Zambra, e os registadores barographo, psychrographo, anemographo e anemoscopio de Steffen e muito outros ainda." Seria interessante tentar pelo menos perceber se alguns destes instrumentos se encontram nas Caldas do Gerês...

A Casa Florestal de Pereira / Observatório Meteorológico está situado a 41º 43'24N - 8º 10'09O e a uma altitude de 481 metros (GPS).



Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: