domingo, 31 de maio de 2009

137... Regresso às Sombras e aos Carris

Carris, 30 de Maio de 2009

Um dia quente e agradável para caminhar levaram-nos a visitar as Minas das Sombras e dos Carris com um grupo de jovens universitários da área da Geologia que juntamente com um os seus professores foi tentar perceber os segredos que estão por detrás daquelas montanhas.

É sempre muito interessante tentar compreender a formação das montanhas que muitas vezes calcorreamos com alguém que sabe e acima de tudo que sabe transmitir aquilo que sabe, fazendo com que a arte do conhecimento seja plena de prazer.

Iniciamos a nossa caminhada junto da Ermida da N.a Sr.a do Xurés e percorremos o velho trilho dos mineiros das Sombras. A paisagem estava magnífica com a punjança das cores primaveris à luz de um Sol já quente de Verão, mas talvez e quase certamente um prenuncio de um mau tempo que se avizinha...

Em pouco mais de duas horas chegavamos às Minas das Sombras e aqui visitamos a galeria principal da mina até ao ponto onde nos oferece segurança. Compreendemos a horientação do seu filão e a sua localização, bem como a forma como a mina foi explorada em profundidade e à superfície.

Após o almoço empreendemos então a travessia em direcção às Minas dos Carris. Chegados à fronteira o Zé Moreira e a Guida tomaram outro caminho pela Amoreira e Lage do Sino em antecipação de outras caminhadas, e o restante grupo seguiu em direcção aos Carris. Abordamos a paisagem mineira de um ângulo diferente do habitual que nos permite abranger um horizonte mais longínquo encimado pelo Pico da Nevosa. Passando as velhas ruínas com um pequena explicação sobre cada edifício, fomos compreender os segredos do Salto do Lobo. Mais uma vez as pessoas se questionaram sobre os perigos que certas zonas representam. Com uma conversa breve, rapidamente se chega à conclusão de que os culpados pelo estado da mina não estão muito longe e que continuam a virar os olhos ao problema. Talvez até um dia em que a desgraça bata à porta de alguém mais descuidado, mas que segundo a entidade supra não deveria andar por ali e que iso por sí só será a explicação e justificação de nada se fazer...

Após uma breve visita à represa dos Carris iniciamos o regresso passando novamente pelas Minas das Sombras. Mais uma vez a paisagem era soberba mas desta vez iluminada por um Sol de final de tarde.

Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: