quinta-feira, 23 de abril de 2009

Outros lugares de Carris (XCIV)

Carris, 27 de Abril de 2008

Há já 20 anos entrei pela primeira vez na mina do 'Salto do Lobo', uma das concessões que fazem parte das Minas dos Carris. Lembro-me da altura da emoção da aventura que nos metíamos. No exterior um dia frio de Setembro com muitas nuvens e uma chuva miudinha que tudo molhava. A perspectiva de entrar num lugar abandonado há muitos anos fazia o coração bater mais depressa e sentir aquele arrepio na espinha com as pernas prontas a correr caso algo corresse mal.

Inconscientemente descalços, percorremos todas as galerias nas quais se podia caminhar. Uma água gélida que nos fazia doer os ossos era a marca dominante de então (e ainda o é). Numa das galerias, no qual hoje dificilmente se consegue caminhar, vimos um muro de cimento com quase dois metros de altura. Com a curiosidade super aguçada decidimos espreitar por cima do muro e ver o que nos esperava do outro lado. A surpresa foi avassaladora e ao mesmo tempo assustadora com a hipótese de aquele velho muro poder ceder. É que ao seu nível superior vimos distintamente a superfície de um lago interior com uma das água mais cristalinas e límpidas que vi até hoje. O fundo era perfeitamente visível e por entre o bafo frio da respiração saiam comentários acerca do que se nos deparava.

Nunca mais regressei a este recanto da mina. Algumas derrocadas fizeram com que a passagem pela galeria seja um pouco mais arriscada do que no resto da mina...

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: