quinta-feira, 2 de abril de 2009

Notas Históricas (LXXVII)

Carris, 2 de Abril de 1946

A 2 de Abril de 1946 a Sociedade Mineira dos Castelos Lda, já representada por uma Comissão Administrativa noeada pelo governo, propunha como novo Director Técnico para a mina do 'Salto do Lobo, o Eng. Civil e de Minas Augusto Barata da Rocha.

Não deixa de ser curiosa a quantidade de concessões mineiras registadas na área dos Carris naquele tempo. Juntamente com a nomeação para a direcção técnica do Salto do Lobo o mesmo Director Técnico é nomeado para as concessões mineiras de 'Carris 3', 'Garganta das Negras', 'Carris II', 'Salto do Lobo II', 'Castanheiro', 'Corga das Negras I', 'Corga das Negras II', 'Lamalonga I', 'Lamalonga II', 'Lamalonga III', 'Pinhedo', 'Carris 4', 'Carris 5', 'Laijão', Concelinho I', 'Matanças', 'Matança I', 'Peito do Galo', 'Peito do Galo I', 'Cadeiró', 'Xertelo I' e Xertelo II', todas elas situadas na freguesia de Cabril concelho de Montalegre para além das concessões de 'Lamas de Homem 3', 'Lamas de Homem I', 'Abrótegas', 'Altar dos Cabrões' e Cidadelhe' localizadas na freguesia de Vilar da Veiga concelho de Terras de Bouro, além de outras concessões noutros concelhos.

Fotografia: © José Rodrigues de Sousa / Rui C. Barbosa

1 comentário:

Anónimo disse...

Rui, não me leves a mal, mas neste blogue o que é deveras impressionante – independentemente da enorme relevância e importância da luta que diariamente travas em prol de Carris e do Gerês e na qual tens todo o meu apoio –, impressionante, dizia eu, são os documentos fotográficos que aqui apresentas!!!
E só lamento que cause maior impressão em mim, pagador de impostos anónimo, e nem cócegas provoque nas entidades (in)competentes.
Parabéns e continua...