quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Notas históricas (LIV)

Carris, 8 de Janeiro de 1958

Em Julho de 1950 o Eng. Eurico Lopes da Silva assume a direcção técnica das conceções mineiras exploradas pela Sociedade das Minas do Gerês Lda. (Salto do Lobo, Lamalonga n.º 1, Corga das Negras n.º 1 e Castanheiro). Irá permanecer no cargo por quase oito anos, assistindo à fase de maior actividade mineira na região.

Com a queda do valor do volfrâmio após a Guerra da Coreia, o mercado internacional deste minério estagna e a actividade mineira nas Minas dos Carris é suspensa.

A 8 de Janeiro de 1958 o Eng. Eurico Lopes da Silva apresenta a sua demissão como Director Técnico das referidas conceções, sendo posteriormente substituído pelo Eng. Luíz Anibal Teixeira Sá Fernandes.

Fotografia: © Rui C. Barbosa

1 comentário:

Anónimo disse...

Carissimo Rui,

O Eng. Lopes da Silva foi logo a seguir para Mocambique, para onde o meu pai tinha ido - havia uma grande amizade e colaboracao entre eles - onde foi director tecnico duma mina no Norte (vou procurar uma foto deles na dita mina para te enviar ) e depois como um director da Reparticao de Minas em entao Lourenco Marques. Alugou um apartamento no mesmo predio onde viviamos e ate a sua morte, demasiado cedo, circa 1967, foi o meu mentor. Levava-me assiduamente ao cafe depois do jantar onde me ensinava (conversavamos de facto) sobre diversissimos assuntos culturais e historicos. Era um homem que nao devia nada a beleza, magro, baixinho e cara marcada por bexigas mas devido a sua simpatia e enorme conhecimento era um homem extraodinariamente popular por quem as pessoas eram muito atraidas. No dia do funeral, eu teria os meus 14 anos, eu fui-me abaixo e desatei a chorar e o Carlos Manuel para me acalmar meteu-me um cigarro na boca :-). Uma reaccao impensavel hoje em dia!
Muitissimo obrigado por reactivares tantas memorias e tambem te desejo um optimo 2009 e votos que a tua curiosidade e energia continuem inabativeis. Eu ja nao tenho muita a certeza sobre o meu portugues e ha palavras/verbos/tempos de verbos que utilizo que fico com muitas duvidas se de facto existem ou sao construcoes minhas.
Um grande abraco,
Ze Manuel