Carris, 26 de Outubro de 2008
Se em tempos tivemos o verdadeiro filme de terror que foi a descoberta das mariolas azuis, somos agora brindados pela sequela de um mau realizador que decidiu apresentar-nos as mariolas vermelhas. Estas marcavam o trilho entre a Lagoa do Marinho e os Carris.
À imbecilidade que se lembrou de pintar as mariolas com tinta vermelha (humm, o que é que isto me faz lembrar??...) não lhe chegou isto mesmo, chegando também a colocar setas e em certo local a escrever a distância que teria de percorrer até chegar a Carris.
Se pensa que fez um bom serviço a quem costuma caminhar na Serra do Gerês, não podia estar mais enganado pois esta atitude só serve para sujar a montanha um local que queremos o mais natural possível. Talvez seja a pensar nesta gente que o Parque Nacional da Peneda-Gerês tenha alguma razão em querer limitar o acesso a certas zonas. Acredito que quem fez isto o faça porque ganha algo com a marcação destes trilhos que constituem uma verdadeira aventura de contacto com a Natureza para quem os segue e que se calhar pagou bem para seguir setas e sinais vermelhos no selvagem Gerês... Tive o cuidado de retirar muitas das pedras pintadas de vermelho, substituindo-as por outras sem qualquer tinta.
Depois, pagam os inocentes pelos culpados... Será que se pode apresentar uma queixa ao SEPNA por este tipo de coisas? Alguém me elucida?
Fotografias: © Rui C. Barbosa
8 comentários:
Numa palavra: Criminosos!
A propósito Rui, numa caminhada à uns tempos atrás, descobri umas setas azuis pintadas no chão a apontar para as instalações de uma empresa de supostos 'desportos de montanha' junto ao Santuário de S. Bento.
Depois falamos sobre isso.
Abraço, Rui Martins
Caro Rui!!!
Acho que podes e deves sim apresentar queixa no SEPNA, este serviço da GNR serve para isso mesmo. Claro que se a zona pintada é Reserva Integral vais ser questionado sobre a tua presença no local...
Abraço
SM
Não acredito que sejam actos de vandalos, mas sim de quem ganha dinheiro com caminhadas que nao deveriam ser autorizadas mas que o PNPG fecha os olhas sebe-se lá porque.
Enfim... interesses!
Eu até gostava que o PNPG justificasse os varios programas oficiais distribuidos pela empresas de aventura que operam no PNPG.
É que mais de metade das caminhadas anunciadas sao dentro dos espaços de "proteção maxima".
Entretanto já cntactei o SEPNA que me referiu que estão ao corrente da situação. Disseram que em si, o caso não representa um crime previsto no Código Penal "ou em qualquer legislação". No entanto "...tais actos estão a ser averiguados pela Equipa da Protecção da Natureza e do Ambiente em Zona Especial (EPNAZE do PNPG) desta Guarda". Terminaram dizendo que "Contudo caso estes serviços, pelas diligências efectuadas, venham a identificar os prevaricadores, serão levantados os respectivos autos de contra-ordenação."
Quem será?
Começam a ser muitos os casos de pintura!
Com tanta pintura no PNPG qualquer dia temos a 2º Versão de Foz-Côa, mas em vez de ser pintura rupreste é grafittis.
Continuo a afirmar que não são as empresas que pintam a serra, os guias têm formação suficiente para não o fazerem.
Penso que são "caminheiros" copistas dos trilhos que aparecem nos blogs.
Quando das mariolas azuis, enviei as fotos e a descrição do sucedido ao PNPG a resposta que recebi, foi " é de lamentar que hajam pessoas com falta de cultura ambiental".
Agora quero ver até onde vai a "investigação".
Obrigado Rui, pela tua preocupação e coragem em denunciares e preservar a natureza limpa!
Abraço
Abraço
Tendo estado arredado da blogosfera por algum tempo só hj vi as mariolas vermelhas .. e que triste fiquei ..
Infelizmente há pessoas que não tem cultura suficiente para percorrer o PNPG, o que um dia vai sair caro para quem gosta de andar por aquelas bandas em sintonia com a natureza..
SEM MAIS
MIGUEL MOURA
Boas,
Ainda hoje passamos novamente na zona entre as lagoas do marinho, borragueiro e carris e substituímos mais algumas das mariolas vermelhas e azuis...
Vi recentemente umas setas azuis (em tudo parecidas com as que vemos na serra) a apontar a direcção das instalações de uma empresa de 'animação turística'. Coincidência? Não me parece...
Cumprimentos, Rui Martins
Não sei bem o alcance positivo desta intervenção...
É que por uns...pagam outros (bem intencionados).
Ficar calado talvez seja pior... será?!!?
medronho
Enviar um comentário