quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A sequela...

Carris, 26 de Outubro de 2008

Se em tempos tivemos o verdadeiro filme de terror que foi a descoberta das mariolas azuis, somos agora brindados pela sequela de um mau realizador que decidiu apresentar-nos as mariolas vermelhas. Estas marcavam o trilho entre a Lagoa do Marinho e os Carris.

À imbecilidade que se lembrou de pintar as mariolas com tinta vermelha (humm, o que é que isto me faz lembrar??...) não lhe chegou isto mesmo, chegando também a colocar setas e em certo local a escrever a distância que teria de percorrer até chegar a Carris.

Se pensa que fez um bom serviço a quem costuma caminhar na Serra do Gerês, não podia estar mais enganado pois esta atitude só serve para sujar a montanha um local que queremos o mais natural possível. Talvez seja a pensar nesta gente que o Parque Nacional da Peneda-Gerês tenha alguma razão em querer limitar o acesso a certas zonas. Acredito que quem fez isto o faça porque ganha algo com a marcação destes trilhos que constituem uma verdadeira aventura de contacto com a Natureza para quem os segue e que se calhar pagou bem para seguir setas e sinais vermelhos no selvagem Gerês... Tive o cuidado de retirar muitas das pedras pintadas de vermelho, substituindo-as por outras sem qualquer tinta.

Depois, pagam os inocentes pelos culpados... Será que se pode apresentar uma queixa ao SEPNA por este tipo de coisas? Alguém me elucida?

Fotografias: © Rui C. Barbosa

8 comentários:

Preto disse...

Numa palavra: Criminosos!
A propósito Rui, numa caminhada à uns tempos atrás, descobri umas setas azuis pintadas no chão a apontar para as instalações de uma empresa de supostos 'desportos de montanha' junto ao Santuário de S. Bento.
Depois falamos sobre isso.
Abraço, Rui Martins

Anónimo disse...

Caro Rui!!!

Acho que podes e deves sim apresentar queixa no SEPNA, este serviço da GNR serve para isso mesmo. Claro que se a zona pintada é Reserva Integral vais ser questionado sobre a tua presença no local...

Abraço
SM

DuK disse...

Não acredito que sejam actos de vandalos, mas sim de quem ganha dinheiro com caminhadas que nao deveriam ser autorizadas mas que o PNPG fecha os olhas sebe-se lá porque.
Enfim... interesses!
Eu até gostava que o PNPG justificasse os varios programas oficiais distribuidos pela empresas de aventura que operam no PNPG.
É que mais de metade das caminhadas anunciadas sao dentro dos espaços de "proteção maxima".

Rui C. Barbosa disse...

Entretanto já cntactei o SEPNA que me referiu que estão ao corrente da situação. Disseram que em si, o caso não representa um crime previsto no Código Penal "ou em qualquer legislação". No entanto "...tais actos estão a ser averiguados pela Equipa da Protecção da Natureza e do Ambiente em Zona Especial (EPNAZE do PNPG) desta Guarda". Terminaram dizendo que "Contudo caso estes serviços, pelas diligências efectuadas, venham a identificar os prevaricadores, serão levantados os respectivos autos de contra-ordenação."

Jorge Nogueira disse...

Quem será?
Começam a ser muitos os casos de pintura!
Com tanta pintura no PNPG qualquer dia temos a 2º Versão de Foz-Côa, mas em vez de ser pintura rupreste é grafittis.
Continuo a afirmar que não são as empresas que pintam a serra, os guias têm formação suficiente para não o fazerem.
Penso que são "caminheiros" copistas dos trilhos que aparecem nos blogs.
Quando das mariolas azuis, enviei as fotos e a descrição do sucedido ao PNPG a resposta que recebi, foi " é de lamentar que hajam pessoas com falta de cultura ambiental".
Agora quero ver até onde vai a "investigação".
Obrigado Rui, pela tua preocupação e coragem em denunciares e preservar a natureza limpa!
Abraço
Abraço

RotasdoBarroso disse...

Tendo estado arredado da blogosfera por algum tempo só hj vi as mariolas vermelhas .. e que triste fiquei ..
Infelizmente há pessoas que não tem cultura suficiente para percorrer o PNPG, o que um dia vai sair caro para quem gosta de andar por aquelas bandas em sintonia com a natureza..
SEM MAIS
MIGUEL MOURA

Preto disse...

Boas,

Ainda hoje passamos novamente na zona entre as lagoas do marinho, borragueiro e carris e substituímos mais algumas das mariolas vermelhas e azuis...
Vi recentemente umas setas azuis (em tudo parecidas com as que vemos na serra) a apontar a direcção das instalações de uma empresa de 'animação turística'. Coincidência? Não me parece...

Cumprimentos, Rui Martins

MEDRONHO disse...

Não sei bem o alcance positivo desta intervenção...
É que por uns...pagam outros (bem intencionados).

Ficar calado talvez seja pior... será?!!?


medronho