terça-feira, 21 de outubro de 2008

Postais do Gerês (VII) "Gerez - Alto da Borrageira"


Sendo um dos locais mais fantásticos da Serra do Gerês, o Borrageiro (ou Borrageira como surge neste postal) é um dos locais que antigamente mais vezes surgia representado em diversas colecções de postais. Tal aconteceu com esta colecção da Union Postale Universale editada no princípio do Século XX por F. A. Martins, de Lisboa.

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá Rui, sou Xavier e vivo no lado galego do Gerês, o cual adoro. Com respeito a este postal, gostaria saber se é o "Borrageiro" que fica onda o Couce ou o que está subindo de Leonte. Interesa-me muto a toponímia certa destas serras, mas mutas vezes está deturpada mesmo nas cartas militares. Quem é que sabe sao os habitantes e pastores da zona, inda que às vezes, tambem perdem o nome mais patrimonial e por mimetismo passam a usar a nomenclatura "oficial" das cartas militares. Ao respecto, chama a minha atençao o facto de aparescer o topónimo "Lamas de BorrageirAs" na zona do Borrageiro onda Leonte. É significativo, por que há, precisamente, 2 Borrageiros: o mais alto que tem as antenas (1.428m), e outro a Oeste del que é algo mas baixo (1.412). Pregunto: nao será que originariamente (ou inda é assim nas falas dos camponeses) ese era o topónimo, "AS BORRAGEIRAS"? Seria interesante para poder distinguilas do BORRAGEIRO (1.400m) de Couce. Obrigado e força com este blog da "nossa" serra. Desculpa se nao percebes bem o meu galego!

Anónimo disse...

Este é o borrageiro de Leonte. Eu nunca estive junto a este pórtico, mas já o vi. Fica acima da portela que dá para o Vale da Teixeira.

Anónimo disse...

É verdade, penso que é o que se ve à dereita (como a 300 m.) na subida que parte da Cha da Fonte, mesmo na aba do que eu chamo Borrageira Oeste (alt. 1412m.). A próxima vez que suba por ese trilho, penso ir tirar uma fotografia do pórtico, da mesma posiçao que a do postal!!

SudEx disse...

Então qual é afinal a coordenada onde está este fotografo? ;) não é que tenha como lá ir tão cedo, mas ainda assim gostava de ver este sitio, no mínimo, no google Earth! ;)

Hoje estou no portátil (normalmente vejo o bolg no telef...) e estive mais demoradamente a ver as fotos das casas abrigo, uma causa que sempre me toca, e os postais, que gosto muito!