segunda-feira, 7 de julho de 2008

O caminho fantasma

Carris, 20 de Maio de 2008

Amanha, se tudo correr como previsto, vou percorrer um caminho fantasma. Uma estrada que não existe, um caminho para lugar nenhum... isto é, a ter em conta o que está representado neste mapa que é disponibilizado pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês aos automobilistas que por estes dias cruzam a Mata da Albergaria, verdadeiro pulmão do parque nacional.

Ao se analisar este pequeno mapa vemos as estradas que todos conhecemos naquela zona, mas escapa-nos o estradão de acesso aos Carris. Desta maneira, o Parque Nacional da Peneda-Gerês consegue em parte eliminar a curisodade dos visitantes que ao chegar ao local se deparam com um acesso que na maioria pensa somente dar passagem para as lagoas naturais ao longo do Rio Homem. Sim, estas lagoas aonde se pode ir percorrendo parte do caminho que nos leva a Carris e sem o perigo de serem abordados por uma farda familiar que altivamente os informaria de que estão a transgredir uma zona de protecção muito importante para aquela área protegida. Infelizmente, só os macabúzios que percorrem a serra em busca de paz e sossego e que transportam às costas o lixo dos outros no regresso é que são os indesejados...

Fotografia: © Parque Nacional da Peneda-Gerês

Fotografia: © Rui C. Barbosa

8 comentários:

Jorge Nogueira disse...

Olá,

Sobre estradas condicionadas e pagamento de portagens.
No dia 24 de Junho bem cedo fui fazer um canioning ao Rio Fecha, em Torneiros, no regresso ao chegar à Portela do Homem, fui mandado parar por duas jovens muito simpáticas por sinal, estavam identificadas com o colete do ICN, perguntaram-me se era residente do Parque ou se morava no Concelho de Terras de Bouro. respondi que não! Tive que pagar 1€50. Não me importei de pagar uma vez que esse dinheiro talvez sirva para o ICN fazer qualquer coisita pelo PNPG ;).Ao olhar pelo retrovisor, fiquei com a sensação que só eu é que paguei, porque quando parei, vários carros pararam atrás, mas quando arranquei todos eles arrancaram atrás de mim... será que todos eles eram residentes ou moravam no Concelho de Terras de Bouro? Ou só paga quem quer?

Bem vindo das férias!

Abraço

MEDRONHO disse...

Presumo que o bilhete dá para um dia.
Devem ter pago qd passaram na Portela de Leonte. digo eu!!!

Rui C. Barbosa disse...

Vamos admitir que o Medronho tem razão e que provavelmente eles já teriam pago pois tal como disse o bilhete serve para todo o dia.

Por outro lado, a questão que se levanta é a do destino daquele dinheiro. No ano anterior a taxa estava já em aplicação e não vimos qualquer melhoria naquela zona, antes pelo contrário a estrada que liga S. João do Campo e a Albergaria está um caos e quase intransitável... a não ser que o dinheiro fosse para pagar as placas de aviso de "Estrada em mau estado"!

Jorge Nogueira disse...

Desconhecia que o bilhete dava para todo o dia. Obrigado pelo esclarecimento!
Tenho que concordar com o Rui, não vejo melhorias!
Abraço

MEDRONHO disse...

Pelo que me disseram o dinheiro (uma parte) seria para melhorar a "estrada da Geira". Mas parece que até agora ainda nada foi feito.*

p.s.: sabem os horários dos autocarros do Parque? (Que sai da Vila e passa pela Portela do Homem)

OBG!

* tb não sei se será boa solução. A não ser que impeçam de circular carros particulares...no Verão!

Rui C. Barbosa disse...

Sim, realmente seria para melhorar a estrada mas o que se vê na realidade é uma autêntica desgraça. Na Albergaria melhoraram os primeiros metros mas colocaram lá a placa indicativa de estrada em mau estado. É provavel que os trabalhos sejam feitos... para que depois o General Inverno dê cabo de tudo outra vez.

Penso que aquela será das únicas estradas que não serão alcatroadas por motivos óbvios, mas deveria-se arranjar uma solução para ela. Por outro lado, talvez o facto da estrada estar assim seja propositado pois ao ver aquela placa muita boa gente pensa duas vezes em andar lá com o carro.

Mas pronto, lá vamos aguardar calmamente a ver a solução que irá certamente chegar...

Jorge Nogueira disse...

Talvez o dinheiro esteja a servir para o arranjo da estrada do lado Espanhol, porque é o único local onde vejo obras :)

Abraço

Anónimo disse...

Sobre a estrada que liga a Albergaria a s. joão do Campo, mesmo assim acho que está um bocadinho melhor que o ano passado, é uma pena, mas se calhar é a melhor maneira de evitar os engarrafamentos. As placas sempre assustam alguns.