quarta-feira, 20 de junho de 2007

Caminhadas Históricas às Minas dos Carris...

Carris, 18 de Março de 2007

Era intenção deste blogue, e do autor deste blogue, levar a cabo uma série de Caminhadas Históricas às Minas dos Carris até final do ano de 2007. O objectivo destas Caminhadas Históricas era o de dar a conhecer a pequenos grupos de pessoas o pequeno canto singular do Parque nacional da Peneda-Gerês onde se localizam as Minas dos Carris, tentando fazer um enquadramento da sua História e mostrando a importância da preservação a todos os níveis daquele local.

Com o intuito de fazer estas Caminhadas Históricas foi enviada ao Parque Nacional da Peneda-Gerês uma relação das caminhadas que pretendia levar a cabo. Duas destas caminhadas previam a limpeza por grupos de voluntários do lixo existente por entre as ruínas das casas dos Carris. Infelizmente, tais caminhadas não são autorizadas pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês pois o percurso está localizado na Área de Ambiente Natural, nas Zonas de Protecção Parcial (ZPP) e Total (ZPT), pelo que, nos termos do Plano de Ordenamento do Parque, não são permitidas as actividades propostas...

Apesar de não concordar com a imposição do Parque Nacional da Peneda-Gerês, decidi cancelar todo o programa de caminhadas previsto. Este cancelamento tem acima de tudo a ver com o facto de não querer colocar em situações incómodas aqueles que pretenderiam participar nestas caminhadas e este blogue nunca será o primeiro a não acatar uma recomendação do Parque Nacional da Peneda-Gerês que por norma diz não autorizar este tipo de actividades.

Em minha opinião muito ficam a perder aqueles que gostariam de conhecer um pouco mais do nosso património que aos poucos se vai perdendo e caindo no esquecimento no meio da serra. Por outro lado, perde-se a oportunidade de utilizar um trabalho voluntário para executar uma tarefa que cabe ao Parque Nacional da PenedaGerês. Infelizmente terá de ser assim...

Por minha parte irei continuar a visitar as Minas dos Carris (para o qual terei o cuidado de pedir autorização baseada no trabalho de pesquisa que estou a levar a cabo de forma particular) e a seguir no rumo que tracei para atingir o objectivo de desvendar a História das Minas dos Carris. Se por ventura algum dia nos encontrarmos no caminho que percorre o Vale do Alto Homem terei muito gosto em vos tentar contar a História daquele lugar...

Fotografia © Rui C. Barbosa

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia Rui,
É uma pena que o PNPG tenha uma atitude tão descabida, mas é talvez normal que assim seja, infelizmente o Estado em muitas situações ainda se comporta com uma mentalidade retrógrada, como se não fosse capaz de evoluir e reparar que a consciência ambiental é cada vez mais um sintoma que está presente nas pessoas, principalmente nas que gostam da Natureza e particularmente na Serra do Gerês...
Quanto às caminhadas aos Carris, concordo que as continues a fazer, aliás o trabalho magnifico deste blog não pode parar, e se eu puder ajudar em algo, podes contar comigo... Aliás nas caminhadas futuras que realizares a nível particular se eu puder participar, tens aqui um caminheiro à disposição...

Rui C. Barbosa disse...

Tem mesmo de ser assim. Nunca fui pessoa de ir ao contrário do que me dizem para fazer (apesar de não concordar com o que me dizem) e como tal sigo o que o PNPG me indicou mesmo sabendo que existem grupos que organizam caminhadas e que estas não estão autorizadas pelo PNPG (segundo o que me foi referido). Este é um aspecto que o PNPG terá de resolver, pois uns não opdem ser filhos e outros enteados... Quanto às minhas idas aos Carris assim que decidir quando voltar terei o cuidado de te avisar pois ainda tenho muito trabalho para fazer lá por cima e é sempre bom ter alguém que possa ajudar.

Antonio (Toze) Coelho disse...

Parabéns pelo Blog. É com enorme satisfação ver um dos locais que mais me influenciou a sair para a montanha, já tem local próprio no ciberspaço. Bom trabalho e continuem.
TZ