segunda-feira, 4 de junho de 2007

106!


Carris, 4 de Junho de 2007

Abençoado com um tempo fantástico, cumpriu-se a 106.ª subida a Carris com o objectivo de descobrir a concessão mineira 2807 Castanheiro.




Após efectuar a subida clássica até Carris decidi não percorrer a subida final até à entrada do complexo mineiro, optando por seguir o que resta da antiga estrada que conduz ao Corgo da Lamalonga ladeando o Salto do Lobo. Apesar de baixar de cota mais do que estava previsto, acabei por retomar o caminho e atingi a entrada da concessão 2234 Salto do Lobo. De seguida dirigi-me à zona inferior da lavandaria para encontrar uma passagem para a margem esquerda do jovem riacho que mais tarde irá originar o Rio Cabril. Isto é necessário porque a escada que antigamente permitia a descida abateu em parte tornando essa zona perigosa.


Desci o Corgo de Lamalonga percorrendo o trilho de pé-posto aí existente até ao início das escombreiras de Carris. A continuação desse trilho levou-me a passar perto da Matança, descendo a sua encosta até atravessar a Ribeira das Negras. Subindo a encosta oposta dirigi-me ao Castanheiro.



Ao princípio foi complicado descobrir a concessão 2807. A exploração de volfrâmio em Castanheiro deu-se a céu aberto numa área muito pequena. Somente fui capaz de encontrar um local de exploração que deveria ter uns 20 metros de comprimento. O local está bem assinalado com a presença de escombreira. No total o trilho entre Carris (Lavandaria) e o Castanheiro tem uma extensão de 4,2 km, com uma dificuldade média.

No regresso optei por explorar velhos trilhos ou o que restam deles, dirigindo-me para a concessão 2806 Negras. A maior parte dos velhos trilhos existentes naquela zona estão num estado deplorável e dificilmente são reconhecíveis. Por fim subi desde as Negras até à antiga casa onde se guardava o material explosivo e que agora está totalmente destruída.




Mais uma aventura na Serra do Gerês em busca das memórias... ficam as fotos!




Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns por mais uma caminhada aos Carris...
A história de Carris continua interessante...