quinta-feira, 24 de maio de 2007

Um estudo fotográfico da lavandaria das Minas dos Carris


Carris, 19 de Maio de 2007

Não há dúvida que uma das estruturas que mais atenção nos prende em todo o complexo mineiro de Carris, é o edifício da antiga lavandaria de minério. Localizado no início do Corgo de Lamalonga este edifício ainda impressiona pela sua dimensão e tentar imaginar como seria a sua laboração é quase um exercício impossível tendo mais em conta que ao observarmos o Corgo da Lamalonga e ao reparar que se encontra coberto com uma enorme escombreira, a intensidade de laboração terá sido imensa.

Fotografia © Carlos Costa





Fazendo eco das palavras de David Pérez López, Arqueólogo e Etnógrafo Galego, no seu artigo "Mineria e Carbón na Raia Seca" publicada na Revista Arraianos na sua edição da Primavera de 2006, "Do volume de traballo xerado nesta explotación, que con altos e baixos durou até a década dos 70, dá boa conta a gran deposición de sedimento acumulada no Val de Lamalonga, por baixo da boca de dexección da casa de máquinas, onde ía parar todo o arraste do lavado."


Tal como todas as estruturas em Carris, a lavandaria está sujeita à força dos elementos. Porém, e tal como é facilmente observável em todo o complexo, não terão sido estas forças naturais a causar a maior destruição no edifício. Infelizmente este tipo de vandalismo continua nos nossos dias...



Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: