terça-feira, 22 de maio de 2007

...e o SEPNA foi aos Carris... a pé!!!


Carris, 18 de Março de 2007

Prometi a mim mesmo que seria comedido nesta entrada no blog até porque a situação não ocorreu comigo, e como tal aqui vai...

No dia 19 de Maio de 2007 fui surpreendido pela presença no caminho para as Minas dos Carris de dois elementos da GNR acompanhados por um conhecido Guarda da Natureza do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Na altura os três senhores encontravam-se já a regressar das minas. Educadamente comprimentei-os e os dois guardas da GNR, que suponho pertencerem ao SEPNA, responderam à minha saudação... até aqui nada que me surpreenda... quer dizer, a não ser o facto de se encontrarem ali a caminhar... provavelmente não sabem que o grande calhau a meio do caminho foi desviado para deixar passar os todo-o-terreno para se visitar os currais...

Ao chegar às ruínas dos Carris e após me juntar ao resto grupo, encetei uma conversa com os meus colegas sobre o pequeno grupo da autoridade que acabara de passar por nós. Nesta conversa fui então informado que os dois guardas tinham questionado os meus colegas sobre a dimensão do grupo do qual fariam parte. Os meus colegas lá responderam dizendo que eramos somente cinco pessoas. Os guardas retribuiram dizendo que agora seria necessária a autorização do Parque Nacional da Peneda-Gerês para visitar aquela zona. Achei interessante o facto de referirem que a zona estava cheia de lixo e que a antiga fossa junto das casas de banho se encontrava cheia de sacos de lixo.

Em termos pessoais acho uma abordagem muito infeliz. Certamente que os dois SEPNA estariam a ser introduzidos às Minas dos Carris e que o principal ponto que o Guarda da Natureza lhes terá focado foi o lixo ali deixado por quem visita a zona. No entanto questiono-me sobre se será que lhes falou dos perigos existentes nas minas? Será que lhes falou das pessoas que já morreram na represa dos Carris? Será que eles sabem o perigo que existe na Serra do Gerês? Dos abatimentos que surgem aqui e ali com o colapso das velhas galerias? Será que eles sabem mesmo disso?

Dúvido. Dúvido que a autorização leve a que as pessoas a tragam o lixo de volta. Dúvido que a falta de autorização impessa as pessoas de visitarem a zona até porque existe uma infinidade de maneiras de lá chegar. Ou será que vamos assistir a um jogo tipo 'roleta russa' onde os que forem apanhados serão... punidos? Estarão os guardas no início do caminho para informar as pessoas de que não podem ir sem autorização? E um grupo de 20 pessoas terá autorização para ir... e se forem quatro grupos de 5 pessoas?

Não seria melhor fazer uma prevenção e avisar os visitantes dos perigos que podem encontrar nas minas? O que será necessário, que morra alguém? Já lá morreram duas pessoas e nada se fez!

Os visitantes deverão ser livres de caminhar até Carris mas também deverão ter as suas obrigações: não deixar lixo, ter um comportamento compatível com a área que visitam, não danificar o que já está em ruínas... é um património que se degrada cada vez mais rapidamente.

Irei continuar a visitar as Minas dos Carris e digo-vos com ou sem autorização... É necessária uma tomada de medidas para evitar a degradação daquele espólio e daquela zona única do nosso único Parque Nacional. Mas temos de saber como o fazer e um proibicionismo radical não resulta neste caso. Porque não criar um sistema de vigilância que fosse capaz de registar a chegada, presença e partida dos visitantes dos Carris? Será assim tão caro implementar umas webcams com painéis solares e transmissão para a sede da delegação do Parque Nacional nas Caldas do Gerês? Uma ideia arrojada? Talvez...
Fotografia © Rui C. Barbosa

3 comentários:

Teotonio Pinheiro-Barcelos disse...

ola!A gnr foi a pé lol.. Mas que é verdade é muita gente que vai visitar as Minas dos Carris vai só com interesse de fazer asneiras e muito lixo ,eu como fui no dia 3 de Maio reparei nesses pormenores.
Parabens por todo o trabalho que tens feito por a carris .Deixo aqui o link das nossas fotos http://www.teotoniopinheiro.blogspot.com/.

mnvalente disse...

Parabéns pelas fotos e pelo espiríto! É uma delícia ver as fotos desse local fantástico.

A propósito das autorizações o director do PNPG deu uma entrevisa que acho que está transcrita no blog de pedestrianismo, dá lá um salto.

Tem aspectos positivos e negativos, pelo menos vão passar a autorizar a pernoita no parque em campismo selvagem.

Um abraço.

Anónimo disse...

excelente comentario e ponto de vista.. já fui quatro ou cinco vezes aos carris pela lapela ou portela e tivemos a decencia de trazer o lixo para baixo.. começam com as quotas na mata de albergaria que tem que se pagar para atravessar agora aos carris.. quando tal do lado espanhol fazem o mesmo e os verdadeiros caminheiros e que pagam.. se bem que sinceramente o pessoal que vai la cima devia ser mais educado.. andar 8 ou 9 km a subir para fazer vergonhas.. enfim mas é um bocado verdade.. excelente blog..
ass.magp