sábado, 19 de maio de 2007

105!


Carris, 19 de Maio de 2007

A primeira visita histórica às Minas dos Carris organizada por este blog teve lugar no dia 19 de Maio. Fomos presentados com um dia fantástico e com muito Sol e calor que acabaou por deixar as suas marcas nos braços e pescoços de alguns dos presentes!!!


Tivemos a oportunidade de visitas as ruínas do antigo complexo mineira demorando algum tempo na observação do antigo edifício da lavandaria. Este edifício faria a separação do minério a partir do material retirado do interior da mina e que era para aqui transportado através de vações pelo interior de uma estrutura em madeira que ligava a saída da mina até à lavandaria. Hoje em dia existem muito poucos vestígios desta estrutura de madeira, existindo somente a base na qual assentava.


Após permanecer algum tempo na lavandaria dirigimo-nos para a represa dos Carris passando pelo local onde se localizava a antena de comunicações sobraceiro ao Vale das Negras. Passamos por algumas explorações a céu aberto e chegamos à represa onde acabamos por almoçar. Após o almoço dirigimo-nos para o Pico da Nevosa e posteriormente fizemos o caminho inverso, regressando à Portela do Homem.


É interessante ver como a zona dos Carris desperta o interesse de muita gente que percorre os quase 10 km de mau caminho para chegar às ruínas. Porém, muitos do que caminham pelo Vale do Alto Homem vão à procura das famosas lagoas que existem no Gerês e após caminhar tanto descobrem que afinal se enganaram ou foram vítimas de um engano pois não encontram qualquer lagoa nos Carris e a represa não me parece ser um local seguro para um bom banho. O Parque Nacional aqui terá um papel um portante na informação aos seus visitantes, indicando o que eles poderão encontrar naquela zona da área protegida.



Foi também com agrado que me deparei com a presença de dois membros do SEPNA da GNR no caminho para os Carris. Acompanhados por um conhecido Guarda da Natureza do Parque Nacional da Peneda-Gerês famoso pelo seu sorriso, os dois elementos do SEPNA estariam a ser introduzidos ao local. Este pormenor vou guardá-lo para uma entrada posterior neste blog, pois parece-me ser necessária uma reflexão mais profunda que não ficará perdida na estória da 105!

Uma nota final sobre o comportamento na montanha. Em Portugal não temos não temos sistemas montanhosos de grande altitude nos quais seja necessário ter uma formação profunda sobre como nos devemos comportar quando os visitamos. Hoje em dia verifica-se um interesse cada vez maior pelas actividades de montanha e não faltam grupos e associações que periodicamente organizam caminhadas pelas nossas serras. Organizar uma caminhada na Serra de Arga será necessariamente diferente de organizar uma caminhada pela Serra do Gerês. Porquê esta diferença? É simples... na Serra do Gerês estamos num Parque Nacional e aparentemente há quam organize essas caminhadas sem ter a consciência do que é um Parque Nacional e não fazer a mais pequena ideia sobre a área que percorrem. Isto surge porque neste dia assistimos à chegada aos Carris de um grupo de mais de 20 pessoas que após passar pela represa dos Carris se dirigiu para a Garganta das Negras. Até aqui nada a salientar, mas mais tarde tivemos a oportunidade de escutar as vozes do grupo a uma grande distãncia e o som das suas palmas... um completo desiquilíbrio na paz da montanha.
Um outro episódio a salientar aconteceu quando um membro deste grupo deixou cair na represa dos Carris um pequeno rádio de comunicação. Caiu na água e lá ficou... mais um pequeno foco de poluição em Carris a juntar-se às grandes quantidades de lixo lá existente.


A próxima caminhada histórica terá lugar em Junho com uma visita às Minas das Sombras e às Minas dos Carris.

Fotografias © Rui C. Barbosa

2 comentários:

GODfromage disse...

Sem dúvida que foi uma grande subida, porque participou alguém muito importante. lol.

Espero fotos.

carlosffc disse...

Achei o dia de sábado espectacular….
Adorei ter participado na ida aos carris…. Faz-me bem ao espírito estar naquele lugar, e particularmente na serra do Gerês…
Aliás gostava imenso de voltar a participar neste tipo de caminhadas, para conhecer novos locais de montanha e rever outros percursos que existem na serra do Gerês.
É estranho depois de visualizar as fotos, fiquei com a sensação de que deveria ter tirado mais (só tirei 126 !!!)…Fica para uma próxima vez…

Em relação à caminhada acho que correu bastante bem.
- O plano de viagem foi cumprido na totalidade.
- O ritmo de subida foi bastante bom, chegamos aos carris por volta das 11.30, logo foram ± 3horas na subida.

A visita às ruínas também foi interessante e é importante ter em atenção para os vários "perigos" que existem ainda nas minas. No entanto não deixa de ser interessante ver o que resta ainda das construções das minas e tentar imaginar todo aquele espaço a funcionar em plena actividade…

- Acho que neste tipo de caminhadas era interessante haver para os participantes uma cópia do percurso (carta topográfica) a efectuar e saberem um pouco de como se orientarem para o caso de o grupo se dispersar ou eventualmente "se perder".

- A ida à Nevosa foi sem dúvida (para mim que foi a 1ª.vez) o mais espectacular, custou um bocadinho, mas foi sem dúvida impressionante ver todo aquele espaço à volta do vale a caminho da Nevosa, e subir lá cima (puxa um bom bocado) e conseguir ver tudo o que está nossa volta, é magnifico…

- O regresso foi mais penoso, mas valeu a pena. Aliás penso que neste tipo de caminhadas se fizermos umas pequenas pausas para descansar, beber água, etc… acabam por se fazerem muito bem, sem muita dificuldade, e quem "corre por gosto não cansa".