domingo, 11 de janeiro de 2026

Estrada entre Campo do Gerês e as Caldas do Gerês será reparada

 


O Município de Terras de Bouro anunciou a assinatura do contrato de empreitada para a beneficiação da estrada entre o Campo do Gerês e as Caldas do Gerês.

A assinatura ocorreu a 2 de Janeiro de 2026 e a obra deverá ter início no dia 12 de Janeiro, tendo um período de conclusão de 180 dias.



"A obra, que visa melhorar as condições de visitação e reforçar a segurança ao longo de um dos percursos mais emblemáticos da zona do Gerês, foi possível graças ao protocolo técnico e financeiro celebrado com o Ministério do Ambiente, o Fundo Ambiental e o ICNF, aos quais o Município de Terras de Bouro agradece o esforço na concretização desta requalificação." A obra também deveria incluir a colocação de sinalética indicando de que se trata de um percuro de montanha e que a condução deveria ser cuidadosa.

Os trabalhos irão decorrer entre o Cruzeiro do Campo do Gerês e a Variante Zanganho/Batoca.

"As obras incluem a reconstrução de muros de suporte instáveis, a repavimentação pontual do piso, o reperfilamento das valetas de drenagem e a instalação de guardas de segurança nos troços mais desprotegidos. Os trabalhos serão realizados com recurso a granito da região."

Esta é a primeira grande empreitada de requalificação de uma via de comunicação dentro da área do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) inserida no conelho de Terras de Bouro em 2026. Neste ano ainda se espera assistir à requalificação da Estrada da Geira entre a Guarda (Campo do Gerês) e a Albergaria.

Esta obra irá ver a colocação de um novo pavimento nesta via e a sua beneficiação, numa empreitada que deveria ser explicada em pormenor pelo Município de Terras de Bouro para assim afastar os receios que tal intervenção venha a ter no coração de uma das mais importantes áreas do PNPG. 

Fotografia © Município de Terras de Bouro (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: