sábado, 30 de agosto de 2025

Paisagens da Peneda-Gerês (MDCIX) - O Curral do Conho e a grandeza da Serra do Gerês

 


Fotografado do alto do Conho, o Curral do Conho surge nesta diferente perspectiva sobre a Serra do Gerês. Esta não é uma paisagem que se esteja muito habituado a observar, pois requer uma passagem por um ponto que não é muito usual ser percorrido. Na fotografia, para além do Curral do Conho, destaca-se Porta Roibas, o Vale de Fechinhas, Velas Brancas e o Iteiro d'Ovos. 

Sobre o topónimo "Conho". O nome deste curral, "Conho", surge devido à presença de uma grande rocha que o domina em termos da paisagem. Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (2008-2025), o termo "conho" pode-se referir a um regionalismo que significa "penedo arredondado no meio de um rio." Ora, para quem conhece o espaço, e apesar de não existir ali um curso de água que podemos definir como rio, a explicação do topónimo é óbvia

Quando os Serviços Florestais realizaram os primeiros levantamentos topográficos da área do perímetro florestal da Serra do Gerês, acabaram por baptizar muitas elevações com os nomes dos elementos que distinguiam a paisagem nas proximidades. Neste caso, a elevação a Norte do curral ficou a designar-se como "Cabeço do Conho".

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: