sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Serra do Gerês - Do Arado à Rocalva por Pradolã

 


Caminhada em finais de Outono com o Inverno a espreitar a cada volta da montanha e no dia anterior a deixar nas encostas, os sinais de que está aí a chegar.

Deixando o Campo do Gerês, romagem à Ponte do Arado e início da caminhada que nos levou inicialmente por terras da Ermida a passar o Curral de Malhadoura e depois o Curral dos Portos, passando depois pela Tribela e guinando para a Ponte de Cervas e para os domínios de Fafião.





Seguiu-se o Curral de Pinhô com o seu forno escondido e após passar os estradões e percorrer o carreiro que se serpenteia pela encosta, chegava-se ao Trilho da Vezeira de Fafião, passando pelo extremo de Pousada e subindo para Pradolã já na vista dos magníficos Bicos Altos a rasgar o céu azul tolhado de nuvens.

Deixando Pradolã para trás, seguiu-se em direcção ao Estreito, onde se faz uma curta paragem para apreciar o belo Vale do Rio Laço até à Touça. Seguiu-se o Curral de Vidoeirinho, local de paragem para um merecido descanso e repasto, e finalmente o Curral de Rocalva.





O regresso foi encetado vindo pelo Cando e Encosta do Cando, seguindo depois pela encosta de Arrocela - já sobre chuva, Curral de Coriscada e seguindo depois pela vertente Sul dos Cabeços de Junceda.

Ficam algumas fotografias do dia...






















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: