terça-feira, 4 de maio de 2021

Caminhar 50 km celebrando 50 anos na GR50

 


Como devem imaginar, não será assim tão fácil descrever um dia de torrentes de emoções que me foram preenchendo ao cumprir o objectivo de percorrer 50 km na Grande Rota 50 (GR50) no meu 50.º aniversário.

Entre sensações de alegria extasiante até sentimentos de mais profunda solidão perante a imensidão das serras e dos espaços que se abriam perante mim, fui experimentando de tudo um pouco. Se em alguma altura pensei em desistir do meu propósito? Confesso que não, mas foram vários os momentos em que me sentei a sentir a fraqueza momentânea ante a imensidão da demanda a que me havia proposto.

Sim, sim... há quem faça mais, muito mais... mas, na verdade, isso pouco importa. No momento e naquele dia, o que mais importava era o 'eu' e o desafio de que eu havia lançado a mim mesmo! 'Tinha' de o cumprir? Na verdade, não! E nem deixava de ser quem sou se não o tivesse feito, pois sabia que o havia tentado, e isso era o que mais importava. Deixar o meu conforto e tentar algo de verdadeiramente significativo para mim e, talvez, para mais alguém. Basta haver pelo menos uma pessoa inspirada pelo que fiz, e já terá (em parte) valido a pena!

Como correu? Na verdade bastante bem! Coloquei-me à prova e a prova foi superada com dor e muito suor. Valeu a pena? Amigos, sem dúvida! No total foram 51,86 km com um ganho de altitude de 2.920 metros e um ganho negativo de 3.547 metros.



Começo por agradecer (porque 'deve' ser feito) aos que me apoiaram desde o princípio e aos que me foram acompanhando, a todos vós. Acima de tudo, foi uma vitória também vossa, pois sem vocês teria sido mais, mas muito mais difícil.

Devo também um agradecimento à Associação Mountain Raiders e ao Manuel e Dorita pelo acolhimento no seu magnífico 'sonho', e aos companheiros do dia-à-dia por aguardarem a minha chegada às Caldas do Gerês. São estas as âncoras que nos mantêm à tona... interessante, não é?

A descrição das etapas que fui percorrendo na Grande Rota da Peneda-Gerês podem ser vistas aqui (etapa 17), aqui (etapa 16), aqui (etapa 15), aqui (etapa 14) e aqui (etapa 13). Por se exaustivo, abstenho-me de lhes fazer a descrição.

Ficam as fotografias do dia... algumas...































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: