segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Trilho do Javali e Pequena Rota de Germil


Fim-de-semana de montanha na aldeia serrana de Germil, nas encostas da Serra Amarela.

O evento contava com a realização de dois pequenos percursos nas proximidades da aldeia: o Trilho do Javali (no dia 1 de Fevereiro) e o Trilho de Germil 'PR6 PTB' (no dia 2 de Fevereiro). Tendo em conta as previsões meteorológicas para o dia 1, foi decidido cancelar a realização do Trilho do Javali, pois as condições do terreno não permitiam o seu percurso em segurança e a beleza do traçado não estaria no seu esplendor com a chuva, vento forte, nuvens baixas e nevoeiro.

Porém, e após uma noite invernal, o dia 2 amanheceu com o céu a limpar-se de nuvens e mesmo o vento forte que soprava com rajadas pela manhã acabou por se dissipar, permitindo assim aos participantes desfrutar da beleza das paisagens da Serra Amarela e da aldeia de Germil ao percorrer o traçado do Trilho de Germil.

O Trilho de Germil é um percurso de pequena rota com uma extensão de cerca de 8 km que se desenrola nas encostas da Serra Amarela, Ponte da Barca. De forma geral, é um percurso fácil que pode ser dividido em três partes: a aldeia de Germil (visitada no princípio e final do percurso), de forma geral a Costa do Eido, e o bosque sobranceiro a Germil. Sendo um percurso paisagístico e etnográfico, tem como principais aspectos a aldeia de Germil, o Miradouro do Fragão e a Cascata Portavense (que não fazendo parte do percurso são de fácil acesso), o Chão de Relva, a paisagem montanhosa de Germil com os seus socalcos, a Mamoa de Giadela, o fojo do lobo de Germil e o bosque sobranceiro à aldeia.

Ficam algumas fotografias do dia...







































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: