segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Serra do Gerês - De Lamas à Fraga Negra



Com a chuva a dar tréguas aproveita-se para um curto passeio matinal entre o cruzamento de Lamas e a Fraga Negra sobranceira ao Vale do Rio Gerês.

O percurso levou-me a passar pelas tristes ruínas da Casa Florestal de Lamas seguindo o estradão até entroncar na estrada Caldas-Campo. Depois, seguindo em direcção à Fraga Negra (e passando pela Quelha da Buraca) toma-se o traçado da GR 50 Grande Rota da Peneda-Gerês e do PR-TBR-6 Trilho dos Miradouros. Estes levam-nos ao Miradouro da Fraga Negra inaugurado a 17 de Novembro de 1962 por iniciativa de Manuel Braga da Cruz.


Deixando o miradouro, vamos entrar num deprimente bosque de mimosas seguindo os traçados homologados e mais adiante chegamos a um estradão que iremos abandonar umas dezenas de metros mais à frente, sendo aqui a separação entre o GR50 e o PR-TBR-6. Este «desvio» vai-nos levar ao Miradouro da Boneca que nos oferece uma perspectiva mais elevada do Vale do Rio Gerês.

Seguindo depois o trilho, podemos mais adiante fazer um curto desvio para visitar um marco triangulado identificado na Folha 43 da Carta Militar de Portugal (1949) como Lamas 1.º. Seguindo depois novamente o estradão, e ignorando as marcas dos traçados homologados que se voltam a juntar, chegamos ao ponto de partida em Lamas.

Algumas fotografias do dia...







































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: