domingo, 31 de março de 2019

Já cá estão - a caça é prejudicial para o PNPG


Estas duas fotografias mostram uma munição de carabina encontrada no dia 30 de Março de 2019 junto da Branda da Cerradinha, perto da Cabana de Chã do Abade - Lordelo (Serra da Peneda). Esta munição é utilizada na caça ao javali e veado. Infelizmente, é uma prática legal sem bem que eticamente reprovável e é este tipo de caça que, com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), os caçadores querem alargar à cabra selvagem no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A Natureza deve ser viva em liberdade e harmonia, não com a sensação de que a qualquer momento podemos ser alvejados por este (ou outro) tipo de munição.


Tal como as touradas, o mundo da caça vive de falacias e falsos argumentos, tentando criar um confronto artificial entre a vivência rural e a vivência das cidades. Ao anunciar a "vocação cinegética do Parque Nacional", o evento que terá lugar a 13 e 14 de Abril com o apoio do ICNF, e por consequência do PNPG, e da Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez, que como Pilatos já lavou as suas mãos, quer tentar convencer que o nosso único Parque Nacional, uma área protegida moribunda, é uma zona de caça, querendo-a transformar numa grande coutada de caça.

O Parque Nacional foi criado para preservar as suas espécies naturais e preservar uma relação que ao longo de milhares de anos o foi moldando, evoluindo numa simbiose que se foi adaptando. A introdução de elementos de desequilíbrio, como este evento pretende promover, levou à extinção de várias espécies tais como a cabra selvagem e o galo-montês.

As populações do Parque Nacional, sabendo da soberba importância económica das actividades do turismo de montanha e do turismo de natureza, devem pesar na balança se pretendem ter milhares de visitas que procuram a paz e sossego dos grandes espaços, ou se pretendem ter a meia dúzia de actos de puro sadismo que mancharão de sangue as vertentes graníticas das suas serranias, levando mais uma vez à extinção das paisagens vivas que hoje nos surpreendem por todo o Parque Nacional.

Fotografias © Agostinho Peixoto (Todos os direitos reservados)

1 comentário:

Luís Miguel Novais disse...

Falsas notícias ou bem intencionadas, porque a " caça " palavra utilizada neste texto há terminou em finais de fevereiro...por isso, fica muito mal e com segundas intenções denegrir a caça ou o caçador português... se ouvir crime que se apure responsabilidade e que se pune que pratica atos ilegais onde foi encontrada " supostamente " este projetil, tenham vergonha, basta.