quinta-feira, 19 de julho de 2018

Vº Fiadeiro de Contos de Pitões das Júnias a 21 e 22 de Julho


A Vª edição do Fiadeiro de Contos de Pitões das Júnias terá lugar nos dias 21 e 22 de Julho de 2018. 

Pitões das Júnias é uma aldeia situada a cerca de 1200 metros de altitude, no norte de Portugal, Concelho de Montalegre, Distrito de Vila Real e região de Barroso.

Totalmente inserida no Parque Nacional Peneda-Gerês, a sua origem é desconhecida em parte mas muitas vezes se confunde com a do Mosteiro de Santa Maria das Júnias, monumento de classificado como Monumento Nacional em que o actual mosteiro e seu templo anexo foram erguidos durante a primeira metade do século XII, antes mesmo da fundação da nacionalidade.

Existe na sua população a necessidade de criar novos motivos que propiciem o convívio entre os habitantes, existindo por isso um crescente desejo de terem actividades na aldeia que promovam o contacto entre a população, sentindo-se particularmente que existe uma vontade maior no envolvimento e participação em actividades culturais.

A região do Barroso, apesar de ser uma zona rica na sua cultura e tradições, é uma região carenciada ao nível da existência de estruturas culturais, o que contribui para a existência de sentimentos de renúncia e de desistência, cujas consequências a curto e longo prazo poderão ser desastrosas para os seus habitantes mas também, em sentido amplo, para o desenvolvimento do território. A importância da cultura como instrumento de integração social, no desenvolvimento local, na educação, na fixação das pessoas nas suas localidades, assim como no aumento da sua autoestima, levou à criação do Fiadeiro de Contos, em Pitões das Júnias.

Num tempo em que não se ouvia rádio, nem havia televisão, contar e ouvir histórias era um dos principais passatempos. Serões familiares onde também se reuniam amigos e vizinhos, eram o palco privilegiado para os mais velhos contarem histórias que os próprios já tinham ouvido dos seus pais e avós, transmitindo desta forma a herança da identidade de uma comunidade e região. Numa altura em que os media dominam a comunicação global, recuperar a tradição oral, parte determinante do património imaterial e da formação da identidade de cada região, torna-se essencial. É importante sublinhar que a arte de contar histórias está ligada ao entretenimento cultural e à difusão do folclore regional, e também ao incentivo à leitura.

Com o V Fiadeiro de Contos, trata-se pois de promover a convivência entre os habitantes num encontro de dois dias, em que contadores de histórias de vários pontos do país se juntam a contadores galegos e da aldeia. Apesar de não haver um hábito organizado neste sentido, os habitantes da aldeia mantêm informalmente a transmissão de uma tradição oral entre pais e avós, que com orgulho partilham por vezes com os restantes e com os visitantes, em reuniões festivas. Quer-se assim com este encontro, preservar e fomentar um hábito que se tem perdido ao longo dos anos: contar histórias como uma forma de fortalecer os laços entre as pessoas, através do encontro e da partilha, reavivando a memória colectiva e preservando o património imaterial. Mas para além de promover o convívio, quer-se também apostar na cultura como um pretexto para a abertura da aldeia aos visitantes, incrementando a economia local através da procura de alojamento e alimentação. 

Assim, mais uma vez o Fiadeiro de Contos pretende levar a cabo a promoção do desenvolvimento artístico descentralizado; afirmar a cultura enquanto instrumento de dinamização social, turística e económica da região de Barroso; dinamizar a formação e o desenvolvimento de público críticos e participativos; dinamizar e valorizar o património imaterial e material sensibilizando os públicos e agentes locais para a sua salvaguarda e preservação; reforçar a identidade cultural das populações da zona do Barroso.

O V Fiadeiro de Contos decorrerá no Largo do Eiró localizado no centro da aldeia, local privilegiado de passagem e encontro habitual dos moradores (aqui serão realizadas as sessões à noite) e no anfiteatro ao ar livre localizado na área envolvente à antiga escola primária de Pitões (aqui serão realizadas as sessões da tarde mais direccionadas para o público infantil).

O programa desta edição é o seguinte:

21 de Julho  (Sábado)

18h Anfiteatro do Largo da Escola 
 
Estefânia Surreira – Publico Infantil

21h Largo do Eiró 

Lénia Santos
Estefânia Surreira 

Grupo musical "Rosa Cruz"
                       
22 de julho (Domingo)

18h Anfiteatro do Largo da Escola 

Clara Haddad - Publico Infantil                   

21h Largo do Eiró
Miguel Sermão 

Grupo musical “2 na fronteira”

Sem comentários: