terça-feira, 8 de setembro de 2015

"Stakeholders, redes e relacionamento - turismo Parque Nacional Peneda-Gerês"


A apresentação do livro "Stakeholders, redes e relacionamento - turismo Parque Nacional Peneda-Gerês" terá lugar no dia 24 de Outubro de 2015 em Castro Laboreiro.

Segundo a autora Sónia Nogueira, "Pensar no Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG) é pensar num paraíso turístico por excelência capaz de satisfazer os mais exigentes apelos ao belo e ao natural. Localizado no Norte de Portugal, abarca os municípios de Montalegre, Terras de Bouro, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez e Melgaço, estendendo-se até à fronteira com Espanha. Único parque nacional em Portugal e um dos onze Pan Parks em toda a Europa, é composto por uma rede complexa de relacionamentos com pontos fortes e pontos fracos que permitem implementar, desenvolver e sustentar a actividade turística na região.

A multiplicidade de trilhos de montanha conduzem-nos ao passado onde por ali circulavam pastores, população, peregrinos e contrabandistas. Alguns deles são, ainda hoje, usados pela população sustentando a actividade pastorícia local. Os turistas agradecem e aproveitam para se embrenharem na serra, por entre densa vegetação, cascatas de sonho e uma fauna e flora única com endemismos que só por ali se encontram, como é o caso do lírio do Gerês.

A gastronomia apaixona e atrai turistas: as carnes cachena e barrosã, o cabrito da serra, o pão, os vinhos verdes, o fumeiro variado... Tudo isto aliado à simpatia dos habitantes tornam o PNPG num lugar que se guarda para sempre no coração e onde queremos sempre voltar.

Este livro, decorrente do trabalho de Doutoramento em Marketing e Estratégia, procura retratar a realidade dos stakeholders (partes interessadas), redes e qualidade do relacionamento no turismo do PNPG."

Sem comentários: