quarta-feira, 9 de abril de 2014

Trilho "Caminhos do Pão, Caminhos da Fé"


O percurso de pequena rota 'Caminhos do Pão, Caminhos da Fé' faz parte da rede de percursos pedestres da carta municipal de animação em montanha de Arcos de Valdevez. O percurso foi promovido pela ARDAL e está situado na freguesia de Soajo.

É um percurso paisagístico-etnográfico dividido em dois percursos: longo (6,8 km) e curto (4,9 km). Classificado com um grau de dificuldade «fácil», o percurso tira proveito das velhas calçadas graníticas que ao longo dos séculos assistiram à passagem de "...vários ritmos de vida e de festividades religiosas, resultantes do sincretismo entre as divindades e a luta pela sobrevivência (pão)." O percurso atinge uma cora de altitude máxima de 596 metros, podendo ser percorrido em 3 horas (percurso longo) ou 2 horas (percurso curto).

Presentemente o percurso apresenta algumas dificuldades de sinalização não muito devido aos recentes fogos florestais, mas sim à reconstrução de muros onde certamente estaria alguma da sinalética do mesmo. Assim, será necessária uma urgente manutenção deste percurso em algumas zonas do percurso. Da mesma forma, seria pertinente a possível colocação de placas identificativas de algumas zonas visitadas para o pedestrianista que não esteja acompanhado por um prospecto do percurso.


Mais informação sobre este percurso pode ser obtida aqui.

O percurso inicia-se na Lage, Soajo, e envereda por uma ruela da vila em direcção à Calçada de Pena Curveira. Percorrendo a calçada, mais adiante irá passar junto dos Moinhos da Cruz antes de atingir a Branda de Murço. Fazendo o percurso longo, o trilho irá flectir para a esquerda atingindo a cota máxima antes de iniciar a descida em direcção a Ínsuas. Sendo um trajecto circular, o percurso irá terminar no local de partida.

Algumas fotografias...























Fotografias (prospecto e mapa) © ARDAL  

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: