terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Uma mentira contada mil vezes, torna-se verdade...


"Uma mentira contada mil vezes, torna-se verdade..." Este é um daqueles ditados que está em voga por estes dias em Portugal. Não é um ditado português e tornou-se famoso pelo infâme Joseph Goebbels, o que para o caso em questão não deixa de ser irónico!!!...

A frase, no contexto que irão ler a seguir, faz todo o sentido até porque assinala de certa forma um certo extermínio, o extermínio da presença do Homem no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Ora então, e tendo atenção a este ditado, leiam lá o seguinte:

"In Peneda-Gerês National Park, you have the unique opportunity to observe wilderness restoration in a Mediterranean country as several thousand hectares of decreasing and abandoned grazing lands were added to the existing wilderness area."

Isto está referido aqui, isto é, na página da European Wilderness Society.

Traduzindo, o parágrafo refere que "No Parque Nacional da Peneda-Gerês, temos a oportunidade única de observar o restaurar da vida selvagem num país Mediterrânico à medida que vários milhares de áreas de pastoreio são abandonadas e que vão diminuindo são adicionadas à área selvagem existente."

Onde é que nós já ouvimos isto? Ah! Na negociata do Pan Parks, os tais que dizem que a Natureza não é para todos!!!!

1 comentário:

Carlos M. Silva disse...

Olá Rui

Definitivamente - e sim, fui ler no original a página - acho que estes senhores, têm no mínimo erva daninha na cabeça, resultado certamente da já antiga memória, de há séculos, do último fogo que grassou no PNPG, que não mais existiram e que por isso nunca lhes tocaram na cabeça pejada de cabelo Neanderthal. Claro ..há uma foto com uns seres esquisitos caminhando ..mas julgo que apenas quiseram mostrar como eram os caçadores-recolectores nesse território.
E eles deverão querer voltar a ser.

Carlos M. Silva