Não conheço muitas fotografias que mostrem a ponte que permitia a travessia sobre o Rio Homem antes da existência da actual ponte em pedra. De facto, acho que nunca vi tais fotografias (exceptuando uma fotografia ainda mais antiga e que mostrava a ponte original (?) ainda antes da ponte cuja parte se vê na fotografia em cima.
Esta fotografia foi obtida em 1949 e para além de parte da ponte em madeira (provavelmente ali colocada pelos antigos Serviços Florestais) mostra o início do caminho para as Minas dos Carris.
Um interessantíssimo documento histórico (tendo já havido uma utilização abusiva e sem os devidos créditos de fotografias históricas divulgadas neste blogue, nomeadamente por parte da Junta de Freguesia de Cabril, vejo-me obrigado a colocar as fortes marcas de água na fotografia aqui utilizada).
Fotografia © Artur Batista / Rui C. Barbosa
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
É fantástica a informação que tens recolhido, a recuperação da história Gerês/Carris é de louvar.
É com muita satisfação e agradecimento que sigo o teu blogue e é com compreensão que te vejo forçado a usar marcas de água. É mais fácil "abusar", do que trabalhar/pesquisar/estudar. Continua com este excelente projecto.
Obrigado. Cumprimentos.
Andavam umas fotos no facebook em que se via o vale do Homem e esta ponte. Já não recordo quem as publicou.
Possivelmente devo ter sido eu há uns meses valentes atrás. Mas essas fotos referiam-se à ponte que existia antes desta. Desta nunca vi.
Não foi nas últimas semanas. É uma série de fotos sobre a caçada organizada pelo Tude de Sousa que ficou a dormir nas Abrotegas.
Exactamente, são essas mesmo. A ponte que aparece era a que estava antes desta ser colocada. Era uma ponte muito mais simples e frágil. No blogue da Alice Mota, http://spiritofthemoutain.blogspot.com/, aparece uma foto onde se pode ver a ponte ao fundo.
Enviar um comentário