segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Notas históricas (LI)

Carris, 4 de Dezembro de 1950

No passado dia 4 de Dezembro cumpriram-se 58 anos sobre a data na qual foi efectuado o contrato promessa de venda de várias concessões mineiras entre a Comissão Liquidatária da Sociedade Mineira dos Castelos e a Sociedade das Minas do Gerês.

A assinatura do contrato teve lugar na cidade do Porto e foi presidida por Francisco Maria de Sousa. Em representação da Comissão Liquidatária da Sociedade Mineira dos Castelos estavam presentes o Dr. Carlos Vasco Michon de Oliveira Mourão e o Dr. Jeremias Gomes de Almeida Ribeiro, enquanto que representando a Sociedade das Minas do Gerês estava José Rodrigues de Sousa, sócio-gerente da sociedade.

A venda totaliza 200186$00, sendo 1686$00 pela concessão do Salto do Lobo; 15000$00 pelos edifícios existentes nesta concessão e que representam o denominado "Grupo Central"; e 183500$00 pelos 22 pedidos de concessão, diversos móveis, roupas, louças e materiais diversos.

Neste contrato é também referida a promessa de venda das concessões do Castanheiro e da Corga das Negras pelo valor de 2814$00 assim que fosse dada autorização governamental.

Fotografia: © José Rodrigues de Sousa / Rui C. Barbosa

Sem comentários: