quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Balanço...

Carris, 6 de Dezembro de 2008

A uma semana do final deste ano é chegada a hora de fazer um curto balanço sobre o que foi feito em prol das Minas dos Carris em 2008. Em 2007 alguém me disse que este ano seria o ano das Minas dos Carris. Apesar de ambiciosa, esta declaração é em parte verdade, pois neste ano consegui realmente desvendar muitos dos segredos escondidos nas prateleiras poeirentas e esquecidas.

Em 2008 foi traçada pela primeira vez uma cronologia dos acontecimentos que com o passar dos anos nos levam hoje a percorrer vários quilómetros na Serra do Gerês para contemplar paisagens (humanas e naturais) únicas em Portugal. Com a colaboração de pessoas directamente ligadas a elementos fulcrais na história das Minas dos Carris, fui capaz de reunir um portfólio que ajuda a compreender os primeiros anos da exploração mineira na Serra do Gerês. Juntamente com uma colecção de fotografias que aumenta a cada mês que passa, fui capaz de juntar um espólio que em 2009 me permitirá começar a traçar uma história que a todos deve ser divulgada.

Em Abril organizou-se a Iª Arqueoexpedição às Minas dos Carris que permitiu a exploração de zonas de alto interesse na história do complexo mineiro. Com observações levadas a cabo posteriormente, é pertinente afirmar que estão reunidos objectivos para a IIª Arqueoexpedição às Minas dos Carris que certamente terá lugar em 2009.

Se por minha parte desenvolvi todos os esforços para que a história das Minas dos Carris seja algo de real para todos, existem também alguns elementos que certamente considerarão a história destas minas como algo que deve ficar arrumado num arquivo central inacessível ou fechado no topo do pedestal da ignorância com que nos querem manter, isolando uma das zonas mais belas de Portugal e amedrontando aqueles que desejam desfrutar do lugar e do contacto com a Natureza.

Sigo com interesse as alterações que irão marcar o Parque Nacional da Peneda-Gerês nos próximos meses e a forma como isso irá alterar a sua relação com as populações locais, guardiãs seculares da Serra do Gerês e das outras serranias que constituem o nosso único parque nacional.

Interessa-me de forma particular o acesso às Minas dos Carris e é interessante ver como o actual regulamento permite diferentes interpretações.

Assim, 2008 foi um ano interessante e excepcional no que diz respeito às Minas dos Carris e este blogue, bem como o seu autor, está sempre aberto a receber as vossas opiniões e a colaborar para podermos viver a nossa Natureza e a nossa História.

Um bom 2009 para todos!

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

2 comentários:

Anónimo disse...

EXCELENTE 2009.

Que o próximo ano seja pelo menos igual ao anterior.

Continuação de BOM trabalho


abraço


medronho

Hugo Queirós disse...

Parabens pelo Blog, está excelente!!!

Canhota amiga