quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Texto integral do Relatório de Reconhecimento da mina de volfrâmio denominada 'Salto do Lobo'

Carris, 25 de março de 1943

O texto a seguir é uma cópia integral e sem correcção ortográfica (!!!) do texto do Relatório de Reconhecimento e Demarcação da mina de volfrâmio denominada 'Salto do Lobo, situada na freguesia de Cabril, concelho de Montalegre, distrito de Vila Real.

LOCALISAÇÃO E ACESSO - A mina de volfrâmio 'Salto do Lobo', fica situada nos pontos mais altos da serra do Gerez e quasi junto á fronteira , pois a pirâmide Carris fica incluida na área de demarcação.

As condições de acesso são dificilimas e apenas por caminhos de pé posto, desde as faldas da serra até á concessão. Das faldas da serra até á povoação de Cuvelães, pode o minério ser transportado por carros de bois, seguindo depois em camionete por uma estrada municipal até Montalegre onde fica ligado á rêde do paiz. Tem tabem acesso para a estrada florestal que partindo do Gerez converge para Leste, mas da qual dista mais de 30 km.

GEOLOGIA - O jazigo está todo assente em granito, que de um modo geral se apresenta rijo e dificilmente desagregavel, fazendo parte do maciço eruptivo do Gerez.

JAZIGO - É composto principalmente por dois aluviões, orginados por delgados filões de quartzo encaixados nos granitos, filões estes muito proximos dos eluviões.

Julgamos que só os aluviões deverão ser explorados e segundo as informações colhidas, a mineralisação deve ser entre 4 a 6 kgs por tonelada. O bed-rock conforme verificamos encontra-se a pequenas profundidades nunxa superiores a 1 metro.

PESQUIZAS - Constam de uma sanja de algumas desenas de metros de comprimento e de varios poços de sondagem dissiminados nos aluviões.

PLANO DE LAVRA - O plano de lavra referente apenas ás aluviões apresenta-se bem descritona memória, prevendo-se a reconstituição do terreno, não concordando contudo nós com a afirmação de que o terreno é pobre, visto ter uma camada de terra humosa de cerca de 60 centimetros.

A sua pobresa provem da distancia a que se encontra de qualquer agrupamento urbano.

Julgamos suficiente o capital de 25.000$00 indicado para inicio da lavra.

O Engenheiro Chefe da Circunscrição Mineira do Norte, assinatura elegível.

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: