terça-feira, 16 de setembro de 2008

Postais do Gerês (V) "Portela de Leonte"


Intitulado "Gerêz - Arredores: Chalet florestal em Leonte", este é um dos postais mais espectaculares que tenho na minha colecção dos Postais do Gerês. As razões são óbvias para aqueles que conhecem a zona aqui retratada.

Neste postal a cores do princípio do Século XX (o texto no postal está datado de 27 de Julho de 1917), vemos uma paisagem da Portela de Leonte a que não estamos muito habituados nos nossos dias. Se o contorno da serra no horizonte é-nos familiar, já não será o chalet que existia em Leonte no início do Século XX. É deveras interessante ver uma paisagem tão pouco tocada pelo homem num local hoje marcado pela estrada que liga as Caldas do Gerês à Portela do Homem.

Sem dúvida um exemplar único e fantástico!

4 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo blog. Tem aqui umas fotografias magníficas!
É incrível, como o Gerês estava muito melhor há quase 100 anos. Se não visse esta foto, não acreditava tratar-se da Portela de Leonte. Hoje, infelizmente é um local onde podemos ver uma casa degradada, lixo acumulado e uma estrada de asfalto. Enfim...

Rui disse...

Não posso crer - existiu este chalet onde hoje está a casa florestal na Portela de Leonte? Onde se entra no parque vindo das caldas? Não tenho à mão as minhas fotos da área mas o contorno da serra é-me familiar - parece mesmo essa zona. Eu fiquei em meados dos anos 90 nessa casita, na altura ainda era mantida, 1-2 semanas durantes 2 anos, trabalhando para o parque como voluntário. Noites espectaculares, no meio de nenhures... Grande achado este postal!

Aida Freitas Ferreira disse...

Imagem no arquivo do Centro Português de Fotografia do arquivo de Alberto marçal Brandão PT/CPF/AMB/0002/000969

Aida Freitas Ferreira disse...

Imagem no arquivo do Centro Português de Fotografia do arquivo de Alberto marçal Brandão PT/CPF/AMB/0002/000969
aida ferreira