quarta-feira, 25 de junho de 2008

Velhos mapas (III)

Carris, anos 70

Este mapa faz parte de um prospecto em francês editado nos anos 70. A zona que nos mostra é sobejamente conhecida de todos. No entanto, interessante neste mapa é o facto de a estrada para a zona dos Carris estar representada como uma estrada florestal transitável o que nos leva a deduzir que a zona teria um interesse relevante para os visitantes do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Ainda no mesmo prospecto surge a seguinte frase: "Le bons chemins du périmètre forestier permettent aujoud'hui au touriste de parcourir en automobile une grande partie de la "serra" en passant par les sites ler plus dignes de visite. Il est recommandé à ceux qui faute de temps veulent voir le plus de choses possible en un jour (mauvaise besogne!) de commencer par la Pedra Bela et le Pnt de l'Arado puis de continuer par Leonte, Carris (1.507 m) Portela do Homem, Albergaria, Ponte Feia, Bouça da Mó, Cruzeiro de S. João do Campo, Junceda et Calcedónia."

Sobre Carris é dito o seguinte: "A Carris point culminant de la "serra" dans un paysage aux immenses horizons, on découvre les restes d'une récente exploitation de mines de wolfram."

Assim, questiono como foi possível e quem são os culpados por ser ter perdido um potencial desta natureza? Quem não foi capaz de conciliar estes dois importantes aspectos da preservação da Natureza num estado quase bruto e selvagem, e a possibilidade de se criar pontos de visita de interesse no alto da Serra do Gerês? Porque se deixou chegar a um estado em que se teve de proibir (e como se gosta de proibir neste país!!!) para preservar?

Fotografias: © Rui C. Barbosa

2 comentários:

Jorge Nogueira disse...

Olá Rui,

Concordo contigo :)
Admiro a tua busca incessante de informação sobre os carris ;)
Continua, sem desanimar!
Abraço

Anónimo disse...

Ainda que a não seja sobre os Carris, há em Miguel Torga uma clara referência à utilização da estrada numa ida ao Pico da Nevosa. Está no "A criação do Mundo, o sexto dia". Eu tenho a transcrevi isso para o meu blogue por outras razões. Não te consigo situar agora a data desta visita, mas julgo que não seria complicado. O texto esta em http://asnotasparaomeudiario.blogspot.com/2007/02/o-outro-relato.html