segunda-feira, 23 de junho de 2008

Notas históricas (XXXVI)

Carris, 8 de Dezembro de 1983

(Esta entrada no blogue é baseada nos escritos de Miguel Campos Costa).

O Miguel passou muitos dias, semanas nas Minas dos Carris. O seu amor pela Serra do Gerês é impar e felizmente deixou-nos muitas das suas memórias escritas em pequenos cadernos. Muitas dessas memórias são apontamentos pessoais que não cabem no escopo deste blogue, outras porém fazem o relato de dias passados.

Nas suas estadias em Carris o Miguel conviveu de perto com o último guarda das minas, o Sr. Domingos (Serrinha). Em Dezembro de 1983 o Dr. Domingos contou-lhe que "...nos 18 anos que já passou em Carris nunca viu tanta neve como no Inverno passado (82 / 83). Disse-nos ele ininterruptamente desde o dia 17 de Abril até ao dia 21 de Maio de 1983. Disse também que a neve tapou as casas em Carris (andava-se em cima dos fios do telefone e ele tinha de cavar um buraco e passar pela parte de cima junto do tecto (...)) e que em fins de Junho ainda havia neve em Carris. Diz ele que esteve para morrer pois tentou ir para as Sombras e enterrou-se até aos ombros e que nunca tinha visto nada assim."

Fazendo lembrar o grande nevão de Fevereiro / Março de 1955 no final do qual foi organizada uma expedição de socorro para resgatar os mineiros de Carris, este relato é impressionante e é um exemplo da vida difícil que as Minas de Carris proporcionava já após muitos anos de inactividade.

Fotografia: © Miguel Campos Costa / Rui C. Barbosa

Sem comentários: