terça-feira, 1 de abril de 2008

Dixit (I)

Carris, 21 de Agosto de 1999

Encontrar referências aos Carris ou às Minas dos Carris na literatura nacional sem ser na especializada, é um acto intenso de busca e perseverança. Quando surgem, estas referências são muito leves mas notam a importância do local em termos ambientais e em termos mineiros (tendo em conta as épocas em que tais escritos foram lavrados).

Com esta série não periódica de entradas no blogue pretendo mostrar-vos os parágrafos que foram escritos e nos quais os Carris ou as suas minas foram referenciados. Confesso que não possuo muitas obras nas quais encontro referências aos Carris e se algum dos leitores possuir alguma obra que ache de interesse divulgar, solicito que me envie os dados da mesma e a transcrição do excerto de texto no qual se faz essa referência. Fico desde já muito agradecido!

No pequeno livro "O Gerês Medicinal e Turístico" escrito por Celestino Maia, então Professor agregado da Faculdade de Medicina do Porto e Director Clínico das Caldas do Gerês" é feita a seguinte referência aos Carris na página 19 "Os Carris são o local da serra mais distante da estância, servido por estrada; há lá importantes minas de volframite em lavra, e lá se encontram os pontos em que a serra excede a cota dos 1500 m, pontos de magestosa e larguíssima paisagem." Este pequeno livro foi imprimido em Junho de 1959 nas oficinas gráficas da Livraria Cruz em Braga e a sua edição é da Junta de Turismo do Gerês. Não é um livro rico em fotografias mas a acompanhá-lo encontra-se um pequeno mapa (aqui reproduzido) e que nos mostra um desenho da Serra do Gerês ao qual estamos hoje habituados.
Fotografia: © Rui C. Barbosa

Fotografia: © "O Gerês Medicinal e Turístico" de Celestino Maia

Sem comentários: