sábado, 19 de abril de 2008

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Carris, 26 de Junho de 2007

Foi por pura casualidade que li no jornal 'O Correio do Minho' que no dia 18 de Abril se comemorou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Este é um dia interessante para Portugal pois somos ricos em monumentos e sítios, e mais ricos somos em monumentos e sítios que reflectem o estado da nossa vontade de conservar a memória passada. Obviamente que poderia enumerar milhares de monumentos e sítios nacionais, mas mais óbvio é o facto de me referir às Minas dos Carris.

É discutível o facto de as ruínas de Carris serem um monumento, não o são... mas poderiam ser. Não é discutível o facto de serem um 'sítio' quanto mais não seja pelo valor histórico recente que representam na preservação na memória mineira nacional. Não só as ruínas de Carris, mas todos os complexos mineiros servem de homenagem a um povo que no auge de um estado omnipresente e opressor procurava um parco sustento para a sua triste existência.

Não somos culpados de termos uma elite dirigente que não tenha a capacidade de promover uma preservação eficaz do património. Se em tempos fui quase um defensor acérrimo de uma preservação in loco das ruínas de Carris transformando-as num verdadeiro museu mineiro na montanha, hoje ainda penso que tal seria possível numa sociedade que soubesse respeitar a Natureza e infelizmente isso não acontece. Pensamos que com o tempo as gerações venham a adquirir a consciência necessária para a preservação ambiental em Portugal, mas pela forma como essa consciencialização vem tomando forma temo que passem muitas gerações até que ela governe de facto mas nessa altura talvez já não haja património a preservar.

Uma outra solução para o problema talvez seja a iniciativa amadora a tomar o lugar da investigação. Correndo o risco de ser acusados de lapidação do património nacional, essas iniciativas podem ajudar a reavivar a memória conservando-a em local seguro até que o estado douto seja capaz de tomar em suas mãos a conservação tão desejada. Aos iluminados académicos por vezes é necessária demonstração de que quando se quer pode-se fazer um trabalho cujo principal objectivo seja no futuro a obtenção de um conjunto de elementos que nos permitam contar com rigor, detalhe e interesse de que em tempos muitos lutaram pelas suas vidas nas altas serranias do Gerês...

Fotografia: © Rui C. Barbosa

1 comentário:

MEDRONHO disse...

"Refúgio dos Carris"

Volto a bater na mesma tecla: para quando um REFÚGIO nos CARRIS!?!?
Aproveitando o espaço que lá está e "desenvolver" a àrea. (peço desculpa, mas não me venham com as questões ambientais. Em Espanha, França!?! Itália!??! Suiça... não há!?).
Se já existiu um complexo mineiro, um refúgio iria alterar o meio ambiente que impeça este "projecto"?

"Refúgio dos Carris"

p.s.: não sei se já houve ou não uma votação ou petição para tal. Mas gostava de saber a opinião dos caminheiros (usuais) da Serra do Gerês (e outras)

p.s.: o único refúgio em Portugal que se situa na SERRA d'ARGA está (fica perto) num antigo complexo mineiro.

Mostrar o que de BELO temos (na serra) é levar as pessoas lá...não tirando-as!
Educação ambiental é preciso, sem dúvida, mas é (tb) educando que se aprende.


p.s.: aproveito este comentário numa altura em que o Rui vai fazer um "levantamento arqueológico".
Bom trabalho. Ficamos a espera de mais novidades :)

Abraço


medronho