sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

...no dia 22 de Dezembro de 1993.


(Depois de limpar o pó aos meus albuns fotográficos percebi que a data original no título desta entrada não estava correcta, fica a correcção...)

A manhã do dia 22 de Dezembro de 1993 nascia fria, mas com um céu limpo e azul (ou pelo menos assim iría ficar). A noite havía sido terrível, tal como todoas as noites de Dezembro em Carris. Não choveu, mas a humidade era tanta e a condensação da respiração era tal, que pela manha tinhamos a tenda completamente congelada.

O objectivo era ver o nascer do Sol. O saco-camo era tão quente que sair dali parecia, naquele momento, a coisa mais complicada do mundo... mas, 'vá lá!!... tem mesmo de ser e ele deve estar quase aí!!!'. Saindo da única casa que na altura tinha telhado (sim, tinha porque agora já não tem graças ao vandalismo do costume e às forças de Mordor...) deparei-me com uma paisagem única... daqueles momentos que nunca mais voltam. Os outros iam ficando na tenda... 'vamos já! C...' O frio era intenso, de morrer e o chá da noite jazia... congelado no fundo da panela... 'Não, não me apetece nada chá gelado agora!!'.

Para os lados de Pitões das Júnias ele já se anunciava. Afastei-me da casa, do abrigo nocturno e posicionei-me sobre o granito gélido com toda a roupa que tinha e esperei... Aqueles minutos foram únicos e mesmo 12 anos mais tarde é ainda difícil escrever o que se sente em momentos assim...
Fotografia © Rui C. Barbosa

1 comentário:

Anónimo disse...

Sim,lembro-me perfeitamente desse momento,estava ao teu lado à espera que o sol espreitasse enquanto o resto ficou na morrinha na tenda,ficou gravado na minha memória e como tu ainda não consegui encontrar palavras para descrevê-lo.Apesar do frio imenso,estávamos hipnotizados face à beleza desse espectáculo!Foi especial e único,até porque foi a minha última subida aos Carris,a minha despedida antes de ingressar na tropa,e nunca mais lá voltei...escusado será dizer que foi uma inesperada surpresa e emoção que voltei a ver essa imagem.É uma das cem recordações que desejo guardar para sempre!