segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

A protecção da fauna na Estrada da Geira

 


Com o recente anuncio por parte do Município de Terras de Bouro de que as obras de melhoramento e pavimentação da Estrada da Geira irão ser iniciadas em breve, muitos são aqueles que, de forma legítima, levantaram a sua preocupação por tal intervenção.

A intervenção que irá ser levada a cabo permitirá uma melhor circulação por aquela via que atravessa a Mata de Albergaria, tal como já acontece com a ligação entre a Portela do Homem e a Portela de Leonte. Esta melhoria da circulação irá, obviamente, permitir uma maior velocidade por parte dos veículos que irão circular naquela via e isto será certamente um problema para quem circula a pé e para a fauna ali existentes.

É assim fundamental que se cumpram as condições impostas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas nomeadamente no que diz respeito ao limite de velocidade e à criação de sistemas de redução de velocidade, isto é, à colocação de lombas intervaladas em 200 metros.

Sendo uma via de coexistência - e sabendo que já com a estrada em terra batida e em mau estado, é inexistente o respeito por parte de muitos condutores pelos limites de velocidade - deve-se tomar em especial atenção estes aspectos.

Sem comentários: